Homenagem


Cultura aprova PL que indica o nome de Juscelino Kubitschek para Livro dos Heróis da Pátria

JK no período Presidencial de 1956 a 1961.

JK no período Presidencial de 1956 a 1961.

A Comissão de Cultura aprovou nesta terça-feira (13) projeto de lei dos deputados Otavio Leite (RJ) e Fábio Sousa (GO) que pede a inscrição do nome de Juscelino Kubitschek no Livro dos Heróis da Pátria. Os tucanos destacam que JK foi o 20º Presidente do Brasil e seus feitos o consagraram como um dos principais dentre muitos que já passaram pelo cargo.

Saiba mais sobre JK

Juscelino foi eleito Presidente da República em outubro de 1955. De acordo com os parlamentares, o governo delefoi dinâmico e modernizador. O destaque foi a chamada política desenvolvimentista, ou seja, fazer o Brasil crescer e se desenvolver cinquenta anos em cinco.

Os tucanos ressaltam que foi lançado, sob o governo de Juscelino, o chamado plano de metas, que previa 31 delas distribuídas em seis grupos: transporte, energia, alimentação, indústria de base, educação e a construção de Brasília.

Para os deputados, nos anos de JK, os chamados “Anos Dourados”, a industrialização se acelerou, principalmente no setor automobilístico. Já a construção de Brasília foi a concretização de um projeto que vinha desde o final do século XIX. Levar a capital para o interior do país descentralizaria o poder e promoveria o desenvolvimento de outras regiões.

Em 21 de abril de 1960 Brasília foi inaugurada. Com a política de desenvolvimento e a construção da nova capital houve um significativo aumento da dívida pública. Mas isto não chegou a abalar a popularidade de JK, que tinha projeto de voltar à Presidência em 1965, projeto frustrado com o golpe militar.

O Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria, destina-se ao registro perpétuo dos nomes dos brasileiros ou de grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida à nação, para a sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo.

(eportagem: Elayne Ferraz/foto: memorial JK)

Compartilhe:
13 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *