Ensino de qualidade


Vitor Lippi destaca desempenho da educação em SP, que levou 1º lugar em todos os níveis no Ideb

O deputado Vitor Lippi (SP) destacou o desempenho do estado de São Paulo, que em 2015 teve o melhor resultado na educação em todos os ciclos, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). “Sem dúvidas, São Paulo tem se esforçado na busca de uma melhora na qualidade de20086125644_96d158cd6c_z educação. Sabemos que esse é um grande desafio para o Brasil”, apontou.

Foi divulgado na quinta-feira (8) um resultado considerado histórico pelo Ministério da Educação (MEC), que diz respeito às provas aplicadas em 2015. De acordo com os resultados, a rede estadual paulista aparece na 1ª posição na análise do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.

Segundo a pesquisa, nos anos iniciais (1º ao 5º do Fundamental), São Paulo ocupa a liderança isolada da faixa, passando de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015. A média chega a ser superior à meta estabelecida pelo governo federal para o ano de 2019, que é de 6,3. Já nos anos finais (6º ao 9º do Fundamental), o estado alcançou uma conquista importante: os alunos da rede estadual avançaram de 4,4 para 4,7.

São Paulo também apresentou crescimento no ensino médio, que reúne maior quantidade de alunos da rede estadual e é considerado o período com maiores desafios. Os estudantes saíram de 3,7 para 3,9.

Vitor Lippi destacou que a educação deve ser a mais importante prioridade dos governos, como tem ocorrido em seu estado. Ele destacou que o PSDB tem feito grande esforço em São Paulo e que esse deve ser também um compromisso do governo Federal. “Sabemos que hoje o Brasil tem um dos piores índices do mundo em avaliação de educação básica. Isso deve ser um dos grandes compromissos dos homens públicos do nosso país”, justificou.

Para o tucano, o Brasil só irá conseguir aumentar as oportunidades dos brasileiros e realizar a verdadeira inclusão por meio da qualidade na educação. “É isso que vai dar melhor oportunidade e mais chances para os jovens poderem ter um futuro melhor. Quero reconhecer o esforço do governador Geraldo Alckmin e das administrações do PSDB em se destacarem num quesito tão importante e de garantia de futuro”, comemorou.

O estado também teve destaque na rede estadual de ensino, em que obtiveram média histórica no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). De acordo com a pesquisa, na última avaliação, todos os níveis de ensino avançaram.

No ciclo 1 do Ensino Fundamental, o índice chegou a 5,25. No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui a 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030).

O governo de São Paulo tem criado programas dedicados a ciclos de ensino específicos, como o Ler e Escrever, que permitiram que a rede paulista alcançasse o melhor índice de alfabetização do país: hoje 98,7% das crianças até 7 anos sabem ler e escrever.

Vitor Lippi lembrou que o estado de São Paulo tem a maior rede de ensino técnico do país. “Esse também é um fator importante, não apenas para melhorar a qualidade da produção e competividade. Mas também para dar uma oportunidade de atividade profissional e uma maior qualificação para os jovens paulistas”, ressaltou.

O governador Geraldo Alckmin também comemorou os resultados da pesquisa. “Passamos a ser a rede estadual de educação primeira colocada do Brasil nos três níveis. Isso é um estímulo para fazermos muito mais. O objetivo é muito maior, mas mostra que o rumo tomado é o rumo certo e está trazendo bons resultados”.

a_16271 a_16272 a_16273

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *