Reta final
Deputados fazem balanço positivo das olimpíadas e destacam vitórias de atletas brasileiros
Os jogos olímpicos chegam à reta final no Rio de Janeiro com uma imagem positiva dentro e fora do país. Deputados do PSDB destacaram a capacidade brasileira para sediar o megaevento esportivo e o desempenho de atletas brasileiros no maior torneio do planeta.
O resultado é fruto de um esforço coletivo que envolve atores como governos, iniciativa privada e o comitê olímpico e, claro, os competidores, treinadores e todo a estrutura de suporte envolvida no árduo treinamento até a esperada competição.
TURISTAS GOSTARAM
Nessas duas semanas de jogos, o Brasil já foi visitado por mais de 350 mil turistas estrangeiros, como revela balanço apresentado pelo governo federal. Em pesquisa feita pelo Ministério do Turismo durante os jogos, turistas estrangeiros que vieram para o país elogiaram as opções de turismo e lazer, a diversão noturna e a hospitalidade do brasileiro.
O estudo (veja mais detalhes abaixo) também mostra bons índices de satisfação com itens como segurança, transporte público, infraestrutura e preços. O levantamento mostra que 87,7% dos viajantes de fora têm a intenção de voltar ao Brasil e que 94,2% dos brasileiros querem retornar à Cidade Maravilhosa. Para 83,1% dos turistas internacionais, a viagem ao Rio de Janeiro atendeu ou superou as expectativas. O índice de satisfação do público doméstico atingiu 98,7%.
Cerca de 31 mil profissionais de mídia de mais de 100 países atuam na cobertura da Rio 2016, seja na própria cidade-sede do evento ou em outras localidades que recebem competições. Para garantir a segurança de atletas e turistas, um efetivo de cerca de 47 mil homens atuam no policiamento do torneio. Desses, 22,8 mil são militares das Forças Armadas.
“As previsões negativas sobre a organização e desenvolvimento dos jogos não se confirmaram”, afirmou nesta sexta-feira (19) o deputado Silvio Torres (SP), secretário-geral do PSDB. A poucos dias do início do torneio, reportagens veiculadas no Brasil e lá fora abordavam aspectos como o risco do zika vírus. “A organização das Olimpíadas foi melhor do que a Copa, na qual sobraram denúncias de corrupção e superfaturamento. Há que se investigar denúncias sobre as Olimpíadas, mas o legado do evento será consideravelmente melhor para o Brasil”, comparou. Destaque positivo também para a cerimônia de abertura, que foi elogiada internacionalmente.
DÁ PARA IR AINDA MAIS LONGE
Conforme destacou o deputado, esse reconhecimento dos turistas é importante, pois tende a fazer com que o fluxo turístico cresça no país. Ele aponta ainda que os investimentos feitos no esporte valeram a pena, mesmo com algumas frustrações, pois, no geral, o Brasil tem apresentado um bom desempenho. “O que se espera é que todo esse legado de equipamento esportivo e também de investimento não se perca. Que essa Olimpíada sirva para mostrar que o Brasil é deficiente de uma política mais consistente e permanente para o esporte”, alertou.
Ao comentar as conquistas no vôlei de praia e canoagem, o deputado Marcus Pestana (MG) fez ponderação semelhante. “Agora falta o ouro de Neymar & Cia,mas o Brasil poderia ter desempenho ainda melhor se investisse em esporte de base”, declarou por meio do Twitter.
O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), vem destacando em seu Facebook o bom desempenho dos atletas nos jogos olímpicos, inclusive de sues conterrrâneos. “Das 15 medalhas conquistadas pelo Brasil até agora, três são de baianos. Robson Conceição levou ouro no boxe e o canoísta Isaquias Queiroz garantiu uma prata e um bronze. Todas inéditas. Amanhã, a dupla baiana Isaquias e Erlon Souza tem chance de medalha na final da prova de 1.000 metros às 9h23. Vamos torcer. Nossos baianos, ao lado de valorosos atletas brasileiros, são exemplos de superação e dedicação, nos enchem de orgulho”, comemorou nesta sexta-feira. Até agora, o Brasil aparece em 14º no ranking geral, com cinco medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.
O presidente em exercício, Michel Temer, disse nesta quinta-feira que o Brasil vai alcançar “reconhecimento mundial” pela capacidade de organização e estruturação demonstrada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A declaração foi feita após reunião de balanço do evento esportivo no Rio de Janeiro.
Na questão da segurança, o Centro de Cooperação Policial Internacional ajudou a proporcionar segurança aos visitantes. Conforme destacou o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, explicou que a unidade permite ao Brasil, com a participação de outros 55 países e parceiros, possam trocar, de forma mais eficiente, informações para a prevenção do combate à criminalidade e ao terrorismo. É o maior centro de cooperação já instalado no Brasil e também na Interpol, segundo Moraes.
(Reportagem: Djan Moreno, com informações do Portal Brasil/fotos: Danilo Borges e Roberto Castro/brasil2016.gov.br e Tânia Rego/Agência Brasil/Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta