Democracia fortalecida
Para Duarte Nogueira, impeachment livrará país do mal deixado pelos governos petistas
O deputado Duarte Nogueira (SP) acredita que o Brasil sairá fortalecido das crises econômica e política após o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Em grande expediente na tarde desta quarta-feira (3), o tucano afirmou que o país está se livrando de um mal com a saída de um governo que deturpou valores, destruiu a economia e permitiu que a corrupção se incrustasse no Estado.
Na avaliação do parlamentar, o processo do impeachment tem mostrado que as instituições estão em pleno funcionamento. O Congresso cumpre estritamente o rito definido pelo Supremo Tribunal Federal, guiado pela Constituição, e a petista teve assegurado o pleno direito de defesa.
A poucos dias da decisão final, Duarte afirma não haver dúvidas sobre os crimes cometidos por Dilma: crime de responsabilidade com os decretos de suplementação de verbas sem autorização legislativa e pedaladas fiscais. O relatório apresentado ontem (2) pelo senador Antonio Anastasia (MG) caracteriza que há base jurídica suficiente para o afastamento definitivo.
“Sendo o impeachment um processo jurídico e político, ela será julgada pelo conjunto da obra, uma obra nefasta que lançou o Brasil ao fundo do poço”, declarou o deputado. Os indicadores econômicos apontam períodos difíceis resultantes da má gestão petista. Segundo Duarte, serão dois anos de retração da economia, quadro observado apenas nos anos seguintes à crise de 1929, que abalou todo o planeta.
De abril a junho deste ano, o desemprego bateu os 11,3%. Ou seja, são 11 milhões de 600 mil brasileiros e brasileiras sem trabalho. O tucano destacou uma iniciativa do governo de São Paulo que poderia ser replicada para combater o desemprego de jovens. São as Faculdades de Tecnologia (Fatecs), que oferecem cursos técnicos e ensino superior gratuito.
RECUPERAR ESTRAGOS
Segundo Duarte, será necessário um bom tempo para recuperar os atrasos e estragos provocados pelos 13 anos do governo petista. “O julgamento que o PT e o governo Dilma enfrentam hoje pelo Congresso e, consequentemente pela sociedade brasileira, é o resultado do que plantaram ao longo desses anos”, frisou.
O tucano ressalta que o PT enganou os brasileiros e se manteve no poder com mentiras e uma campanha financiada pelo dinheiro de corrupção do petrolão. Esconderam que o país estava quebrado e, para maquiar as contas públicas, recorreram às pedaladas fiscais. “O partido, que dizia ser dos trabalhadores, é o hoje o partido cujo governo foi perverso ao reduzir direitos em plena recessão e, portanto, quando as famílias mais precisavam dessas garantias”, reprovou.
LIDERANÇA RECONHECIDA
Colegas da bancada tucana fizeram questão de prestigiar o discurso de Duarte em plenário. O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), falou em aparte sobre a honra de ter sido liderado pelo parlamentar de SP em 2011. “Em nome da bancada, digo que Duarte é um dos parlamentares mais qualificados do Congresso. Isso é uma honra para a nossa bancada, um orgulho para São Paulo”, disse.
O líder destacou a passagem de Duarte por importantes órgãos em sua vida pública, como as secretarias de Habitação, de Agricultura, e de Logística e Transportes. “Por onde passou, deixou sempre o bom exemplo e os serviços prestados ao querido estado de São Paulo. Homem honrado que tem a inteira confiança do governador Geraldo Alckmin”, completou.
O deputado Vanderlei Macris (SP) cumprimentou Duarte por sua competência. “São Paulo é grato por ter você como representante no Parlamento”, frisou. Já Izalci (DF) ressaltou o privilégio de ter tido Duarte como líder em 2011. “São poucas as pessoas que têm preparo para atuar no Legislativo e no Executivo, e você demonstrou que é competente nessas áreas. O povo saberá reconhecer sua competência”, declarou.
(Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta