Prioridade


Presidente da Câmara garante apoio à aprovação de medidas contra a corrupção até o final do ano

IMG_1685Integrantes da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção e integrantes da comissão especial que analisa o projeto que trata das 10 medidas contra a corrupção se reuniram nesta quarta-feira (3) com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (PMDB-RJ). Maia garantiu aos parlamentares que a aprovação da proposta é uma das prioridades de seu mandato e pediu para que o colegiado também trabalhe de maneira célere no sentido de as medidas serem acatadas pela Casa até 9 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional Contra a Corrupção.

Os deputados Carlos Sampaio (SP) e Vanderlei Macris (SP) estiveram na reunião e destacaram que há uma convergência entre os deputados de diversos partidos de que as medidas devem ser aprovadas o quanto antes, já que o país vive um momento de grandes mudanças no sentido de combate à corrupção, graças à Operação Lava Jato e à atuação das instituições.

Integrantes de movimentos sociais, representantes do Ministério Público Federal e do Judiciário também participaram do encontro. O projeto de lei com as dez medidas contra a corrupção surgiu de uma iniciativa dos promotores do MPF que atuam no âmbito da Lava Jato. As medidas receberam o apoio de mais de 2 milhões de pessoas, que assinaram a proposta encaminhada ao Congresso.

“O presidente nos garantiu que as quatro prioridades dele em seu curto mandato são três medidas da área econômica e esse projeto contra a corrupção”, destacou Carlos Sampaio. Ele explicou que o presidente da Câmara respondeu à cobrança feita por deputados e representantes da sociedade civil quanto a votar a urgência para tramitação do projeto.

“Há entre 500 e mil projetos com urgência já aprovada. Então, neste momento, isso não é o mais importante, mas sim que a comissão faça sua parte: ouça pessoas, sugira alterações e envie ao plenário uma proposta consensual, pois lá ele garante que agirá com total celeridade”, afirmou.

Macris destacou que a comissão já está em pleno funcionamento e, apenas nesta semana, aprovou mais de quarenta requerimentos de convites para que representantes de diversos segmentos debatam o projeto de lei. “Teremos a possibilidade real de, pela indignação da população hoje, aprovarmos uma lei que conseguirá frear a corrupção no Brasil. O momento é esse e não podemos deixar passar”, avaliou.

O deputado reforçou as garantias dadas pelo presidente Rodrigo Maia de que colocará a proposta em discussão e apreciação pelo plenário assim que a comissão concluir o trabalho de análise e aperfeiçoamento da matéria. “Ele assumiu esse compromisso e todos saíram satisfeitos do encontro”.

A primeira audiência pública da comissão especial ocorre nesta quinta-feira (4), às 9h, com a presença do juiz Sérgio Moro, que foi convidado por Fabio Sousa (GO) e outros deputados. Os parlamentares do PSDB avaliam que o magistrado contribuirá com a comissão, pois apresentará argumentos de convencimento, àqueles que ainda não os encontraram, sobre a importância da aprovação da proposta.

(Repotagem: Djan Moreno/ foto: Camila Kleinhandler)

Compartilhe:
3 agosto, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *