Mudança profunda


Processo de mudança na economia é sinal de reação ao afastamento de Dilma, avalia Daniel Coelho

Em relatório divulgado nesta terça-feira (19), o Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou pela primeira vez – após cinco revisões para baixo – a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro este ano. A expectativa de retração da soma de todos os bens e serviços produzidos no 24613671314_678b42b933_zpaís passou de 3,8% em abril para 3,3%, o que significa que a economia deve encolher menos, segundo reportagem publicada nesta terça pelo portal G1.

A previsão do FMI também indica que a economia voltará a crescer em 2017, após a saída da presidente afastada Dilma Rousseff. O órgão estima um avanço de 0,5% do PIB, contra uma projeção de crescimento nulo feita nos dois últimos levantamentos. O resultado, segundo o FMI, reflete o retorno da confiança do consumidor e dos empresários no Brasil.

Para o deputado Daniel Coelho (PE), o processo de mudança na economia brasileira é o primeiro sinal de reação ao afastamento de Dilma Rousseff da presidência do país.

“Estamos passando por um processo de mudança profundo. Nós tivemos o afastamento de uma presidente e, consequentemente, o fim de um governo que estava levando o Brasil para o buraco. Tudo faz parte desse processo de mudança que se inicia com o afastamento da presidente Dilma.”

Play

Daniel Coelho aposta que a tendência de crescimento deve se manter caso Temer permaneça no poder até 2018. Para o tucano, o presidente em exercício já deu os primeiros sinais de responsabilidade econômica.

“No momento em que o novo presidente assumiu e reviu, em primeiro lugar, assumindo que há um déficit público e entendendo que as contas precisam buscar um equilíbrio, ele começa a apontar para uma política de maior responsabilidade econômica. E isso gera confiança. Então, é natural que, aos poucos, primeiro a gente pare de piorar e depois comece a inverter tendências e a economia volte a se recuperar, considerando a potencialidade do país.”

O FMI não foi o único a melhorar a projeção para o PIB brasileiro deste ano. As projeções do mercado financeiro, divulgadas no boletim Focus do Banco Central, já consideram um encolhimento menor da atividade da economia em 2016, de 3,25%.

(Do PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
19 julho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *