Justa homenagem
Franco Montoro foi essencial na luta pela redemocratização do Brasil, afirma Bonifácio
Em discurso no plenário da Câmara, o deputado Bonifácio de Andrada (MG) prestou homenagem ao centenário de nascimento de André Franco Montoro. “Figura notável da política brasileira, não só na atuação política, mas sobretudo no pensamento”, disse ele. O parlamentar lembrou que, com amplo conhecimento filosófico, Franco Montoro exerceu a função de professor universitário.
“Ideólogo do meu partido, ele nos deixou um legado em favor de um trabalho do chamado regime de gabinete, o parlamentarismo”, reiterou.
Bonifácio de Andrada solicitou ainda que o artigo “Franco Montoro, 100 anos”, de autoria do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, publicado no jornal “Folha de S. Paulo”, fosse incorporado ao seu discurso. Leia a íntegra do artigo aqui.
“Nesse artigo, o governador paulista traduz lembranças do grande homem público representado em Franco Montoro, e mostra sobretudo os ideais e pensamentos sobre a realidade que vivemos e a evolução política”.
Geraldo Alckmin descreve Franco Montoro como quem compartilhou da intimidade e da agenda de trabalho, com destaque para seu papel como administrador pleno de energia, desprendimento, convicção e uma certa dose de teimosia em defesa de seus ideais. “Montoro foi homem essencial na luta contra o arbítrio e pela redemocratização do país”, destaca no artigo.
O deputado mineiro ressalta ainda que o pensamento de Montoro pode ser visto na evolução política brasileira, devendo ser lembrado como o comandante das Diretas Já e por seu esforço em favor de um regime político, que representa uma solução para o Brasil: o parlamentarismo.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta