Decisão tomada
PSDB, DEM, PPS e PSB apoiam candidatura de Rodrigo Maia à presidência da Câmara
Com a presença de líderes e integrantes das bancadas, PSDB, DEM, PPS e PSB anunciaram no início da tarde desta quarta-feira o apoio à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. Maia esteve na reunião, ocorrida na Liderança do PSDB, e agradeceu o apoio dos quatro partidos. Ao todo, 17 parlamentares registraram candidaturas. A eleição está marcada para começar às 16h.
ASSISTA A ÍNTEGRA DO ATO DE APOIO
Imbassahy lembrou que a bancada do PSDB realizou uma “longa jornada” até o momento do anúncio. Foram horas de reuniões, inclusive com a participação de vários candidatos que procuraram o partido para expor suas propostas e pedir apoio.
“Este debate em torno da sucessão deve ocorrer sempre no campo da civilidade para que, após o encerramento do processo eleitoral, possamos ter a Casa pacificada e capaz de enfrentar uma agenda de interesse do país”, destacou o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA). Segundo ele, o apoio foi uma decisão em bloco da bancada tucana.
Segundo o líder tucano, o presidente eleito enfrentará uma pauta complicada, com uma série de desafios. Superada a fase da eleição, Imbassahy defende que a Casa seja pacificada e tenha o funcionamento normalizado, assumindo uma agenda de interesse dos brasileiros. Ele lembra que a Câmara passou por momentos de constrangimento e dificuldades na condução dos trabalhos nos últimos meses.
“Não estamos tratando do fortalecimento de partidos ou candidatos, estamos buscando implantar no segundo semestre uma pauta que vá na direção de reconstruir a economia, estancar o desemprego, recuperar a renda das famílias e controlar a inflação”, explicou Imbassahy. Também é necessário restabelecer a confiança da população na Câmara, uma instituição sólida que passou por momentos de dificuldade. O líder espera que o novo presidente da Câmara cumpra a tarefa de dar voz tanto à minoria quanto à maioria no Parlamento.
Ao final da coletiva, Rodrigo Maia agradeceu a confiança dos deputados e deputadas que manifestaram apoio. “Precisamos devolver ao plenário a sua soberania. Hoje temos poucos decidindo por muitos. O Brasil precisa da Câmara para superar as crises política, econômica e moral”, declarou.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta