Debate oportuno
Lobbe Neto participa de audiência pública com a presença do ministro da Educação
O deputado Lobbe Neto (SP) participou nesta terça-feira (5) de reunião das comissões de Educação (CE) e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), que contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho. No encontro, o ministro prestou esclarecimentos sobre o processo fiscalizatório dos programas em andamento no ministério e sobre a manutenção dos programas existentes como Prouni e Fies, entre outros assuntos.
Segundo Mendonça Filho, os recursos foram destinados, em sua maioria, para repasses atrasados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da rede federal de ensino, que envolve universidades e institutos técnicos federais.
Lobbe enalteceu a questão do Pacto Federativo. “Precisamos, de uma vez por todas, enxugar a máquina da União para que os recursos possam chegar mais aos municípios e aos estados, onde está o enfrentamento direto nas comunidades”, defendeu.
O parlamentar solicitou ao ministro para que possa ajudar, cada vez mais, os municípios. “O ex-governador Franco Montoro sempre dizia que vivemos no município, não no Estado ou na União. Apoio incondicionalmente essa questão de ajudar os municípios e peço que essa bandeira municipalista esteja sempre em vigor”, disse.
Lobbe questionou sobre a questão do REVALIDA, a revalidação dos diplomas dos estudantes brasileiros formados em medicina no exterior e de médicos estrangeiros que vem trabalhar no país.
Mendonça Filho respondeu que em agosto acontece o novo Revalida. “Toda essa programação será sequenciada com responsabilidade. Ninguém vai expulsar os médicos cubanos ou eliminar a assistência permitida, de acordo com o trabalho, por eles realizados. Temos que entender esse momento como de transição na boa formação de profissionais de medicina, dentro do próprio país”, respondeu.
Lobbe aproveitou a reunião para elogiar as escolhas do ministro para seus assessores no ministério, em especial, Maria Helena Guimarães e Maria Inês Fini, que foram da área no governo paulista, ligadas ao PSDB, e Gastão Vieira, ex-deputado do PMDB também especialista no setor.
(da assessoria do deputado/foto: Jhony Silva)
Deixe uma resposta