Competitividade
Em audiência com Serra, Guilherme pede interferência para zerar alíquota da exportação de uvas brasileiras
Em audiência com o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), o deputado Guilherme Coelho (PE) pediu a interferência do ministro, junto ao Mercosul e à Comunidade Comum Europeia, para que seja zerada a alíquota do Import Duty para uvas frescas produzidas no Brasil.
Chile, Peru e África do Sul, que assim como o Brasil são países exportadores da fruta, já conquistaram tarifa zero. Para o parlamentar, a medida daria “condições igualitárias de competitividade” com outros países que concorrem com o Brasil no setor.
Guilherme Coelho é diretor da área internacional da Associação Brasileira dos Produtores/Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e defende que é preciso resolver esse problema que se arrasta há anos. O ministro José Serra se comprometeu em colocar o Itamaraty para “se ocupar da questão”.
“O Vale do São Francisco exporta 95% da uva brasileira e somos taxados enquanto outros países que exportam para a Comunidade Europeia não são. Isso é uma concorrência desleal”, alegou.
(Do PSDB-PE/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta