Boa notícia


Deputados destacam programa desenvolvido pelo Ministério das Cidades para reforma de moradias

Beneficiária do Cheque Moradia comemora em Goiás.

Recurso disponibilizado pelo Governo de Goiás pelo Cheque Reforma permite a compra de materiais de construção em estabelecimentos localizados no estado. Milhares de pessoas foram beneficiadas, como a dona Glorinha Campos da Silveira, de Aparecida de Goiânia. Iniciativa será usada como referência para o programa que está sendo desenvolvido por Goiás.

O Ministério das Cidades está preparando um programa para reforma de moradias baseado em experiências bem-sucedidas dos governos tucanos de Goiás e do Pará. Essas iniciativas liberam crédito diretamente para as famílias para reformar ou melhorar as residências, como trocar o telhado e refazer instalações elétricas.

A ideia é atender famílias mais carentes, com renda de até três salários mínimos, que receberiam entre R$ 3 mil e R$ 5 mil para a compra de material de construção. O crédito será concedido ao beneficiário pelo CPF, e poderá ser utilizado em casas de material de construção. 

Play
Vecci - Rodrigo

Deputado federal licenciado pelo PSDB-PE, o ministro Bruno Araújo diz que o programa pode atender 1 milhão de famílias.  “A nossa ideia é lançar o novo projeto em breve, para começar a valer já em 2017. O detalhamento está sendo discutido com a equipe técnica da pasta”, afirmou.

Em Plenário, os deputados Giuseppe Vecci (GO) e Rodrigo de Castro (MG) destacaram o projeto. “Além do Minha Casa, Minha Vida, ele vai implantar o cheque reforma para atender as pequenas habitações que estão necessitando de reforma”, disse o parlamentar pelo PSDB-GO.

Vecci manifestou sua satisfação em ver o Estado de Goiás, governado pelo tucano Marconi Perillo, servindo como referência para programas exitosos. Da tribuna, Rodrigo de Castro disse que a reforma de residências é um item essencial, especialmente para as comunidades de baixa renda.

Modelo que será usado em âmbito nacional, o Cheque Reforma foi criado em Goiás em 2003. Desde 2011, mais de 141 mil famílias foram beneficiadas no estado em 240 municípios. No Pará, o programa funciona nos 144 municípios, sendo destinado preferencialmente a servidores públicos municipal e cidadãos de baixa renda.  

(reportagem: Ana Maria Mejia/foto: divulgação – Governo de Goiás e Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
16 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *