Transposição
Gomes de Matos pede atenção do Congresso para solucionar crise hídrica no Nordeste
O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) chamou atenção para os baixos índices pluviométricos e a vulnerabilidade hídrica do semiárido nordestino nos últimos anos. Em grande expediente nesta quinta-feira (9), o tucano afirmou que a questão da água afeta não só as comunidades do campo, mas também a população urbana e a indústria.
Só no Ceará, o governo decretou estado de emergência em 110 municípios. Gomes de Matos defende que a Câmara discuta a Política Nacional de Recursos Hídricos e projetos que possam garantir a sustentabilidade hídrica. “Vários fatores são responsáveis por essa crise, que não é somente uma crise nacional, mas uma crise mundial, em virtude das repercussões e das agressões que o próprio ser humano infelizmente vem fazendo à natureza”, explicou.
O tucano é autor de proposta de emenda à Constituição para garantir a água como direito social. “Hoje, as empresas que administram a água, administram-na como um direito comercial. Não fazem o saneamento”, alertou. Sem saneamento, os dejetos contaminam os rios e geram instabilidade. O problema se soma ao desmatamento, à poluição, ao desperdício e à falta de planejamento.
A transposição das águas do São Francisco, que teve início em 2007, é uma alternativa para o Nordeste, acrescentou o tucano. A Câmara, inclusive, criou uma comissão externa para acompanhar as obras. O projeto inclui 477 km de canais, cerca de 27 reservatórios, 14 aquedutos, túneis e 9 estações de bombeamento. Dados do Ministério da Integração oficializam que serão atendidas diretamente 12 milhões de pessoas.
Gomes de Matos lembra que, no último ano, a comissão fez várias visitas e dialogou com representantes de órgãos responsáveis pela empreitada. Em visita ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, os parlamentares da comissão solicitaram a revitalização das margens do São Francisco para garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade. O tucano citou ainda o ministro das Cidades, Bruno Araújo, que pretende contribuir no saneamento dos municípios por onde passa a transposição.
De acordo com o tucano, o presidente interino Michel Temer vai apresenta, no próximo dia 14, um novo cronograma financeiro da transposição. “Portanto, quero agradecer a participação dos que me apartearam, certo de que a Comissão irá fazer com que nós concretizemos essa grande obra que será a redenção do Nordeste brasileiro”, finalizou.
(Foto: Luis Macedo – CD)
Deixe uma resposta