Preocupação com atletas
Relações Exteriores discutirá estratégias de segurança nas Olimpíadas
A Comissão de Relações Exteriores aprovou nesta quarta- feira (8) requerimento do deputado Pedro Vilela (AL) que requer a realização de audiência pública para discutir as estratégias e ações que serão implementadas pelos aparatos de segurança do Brasil diretamente às delegações e atletas que participarão dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Em agosto, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo receberão a primeira edição dos Jogos Olímpicos na América Latina. O evento termina no dia 21. Desde que o Rio foi anunciado como sede da 31ª Olimpíada, comitês, grupos de trabalho, comissões e uma infinidade de reuniões têm sido feitas para que os jogos estejam entre os mais bem organizados da história.
Vilela, que é presidente do colegiado, destaca que o principal motivo da audiência pública será discutir quais necessidades estão sendo atendidas, os riscos e como os atletas estão sendo tratados, se estão sendo ouvidos em suas necessidades e demandas.
“O presidente Michel Temer, em seu discurso de posse, fez referência ao evento como a vitrine que projetará a imagem do Brasil no exterior, exposição esta que pode ser positiva ou negativa, tudo vai depender de como a organização e as estratégias e ações, especialmente quanto à segurança, funcionem”, justificou o parlamentar.
Ele ressalta que, em caso de um atentado terrorista, as delegações e os atletas pagam os preços mais altos. Ele destaca que pouco se sabe a respeito da Vila Olímpica, de sua proteção e dos níveis de segurança que serão observados, com respeito àqueles que precisarão, durante o evento, manter o ritmo de treinamento e o foco na competição.
“Os atletas de todo o mundo confiam que o Brasil saberá prover a segurança e a privacidade necessárias para que o evento se desenvolva de acordo com os padrões internacionais de excelência”.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta