Defesa dos animais
Morte de gorila nos EUA: Tripoli manifesta repúdio à embaixada americana
O Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, deputado Ricardo Tripoli (SP), enviou ofício à Embaixadora dos Estados Unidos da América no Brasil, Liliana Ayalde. No documento, o parlamentar paulista manifestou repúdio pela morte, a tiros, do gorila Harambe, ocorrida no Zoológico de Cincinnati, em Ohio.
SANTUÁRIOS E CENTROS CONSERVACIONISTAS
No documento, Tripoli ressalta que o episódio gerou “consternação e abateu toda a nação brasileira”. Na avaliação do deputado, a conservação do meio ambiente e a preservação das espécies e dos habitats é uma obrigação. “A liberdade, bem maior de qualquer ser vivente, deve ser assegurada. O cativeiro é cruel, repulsivo, e contraria todos os preceitos éticos e naturais”, observou.
O deputado paulista também apontou falha na condução do episódio. “Houve inabilidade explícita demonstrada. É obrigatório que a instituição adote e execute planos de contingência emergencial, implantando mecanismos de segurança e proteção”, avaliou. “A falta de percepção de que aquela vida humana estava em resguardo pelo grande primata, que inteligentemente a protegia e a resgatava do fosso, uniu-se ao desespero e despreparo, culminando no fim de uma vida, tão importante quanto qualquer outra senciente”, explicou o parlamentar.
Ao final do documento, o deputado, que é a favor da extinção dos zoológicos, atenta que é preciso exterminar qualquer atitude que atente contra a vida, contra a integridade física e mental dos animais. O deputado também cobrou da embaixada a responsabilização da instituição pelo ocorrido e a adoção urgente de planejamento estratégico, operacional e emergencial. “É preciso investir na construção de centros conservacionistas, de reabilitação e nos santuários”, finalizou.
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta