Estrago na economia


Duarte Nogueira detalha cenário sombrio deixado pela gestão petista em diversas áreas

Em discurso no plenário da Câmara, o deputado Duarte Nogueira (SP) fez um panorama do cenário sombrio após o estrago deixado pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff. O rombo estimado é de R$ 200 bilhões, o dobro do alargamento de R$ 96,7 bilhões previsto no PLN 1, de 2016, enviado ao Congresso.

O tucano ressalta que, com a gestão petista, o Brasil andou para trás. Em 2015, o país regrediu 3,8%. O percentual para 2016 caminha na mesma direção, alertou. A crise na economia gerou uma série de distorções no equilíbrio e na sustentabilidade do país, lamentou Duarte. Na avaliação dele, as medidas demagógicas e populistas do PT fizeram muito mal aos brasileiros.

O cidadão sofreu prejuízos em diversas áreas da vida: cortes nos direitos trabalhistas, redução das vagas do Pronatec, aumento da conta de luz e falta de investimento em obras importantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Houve uma tragédia do ponto de vista da economia, do ponto de vista da sociedade, do ponto de vista de valores e princípios que o Brasil sempre cultuou na ética, na decência, na honestidade”, lamentou o tucano.

O Pronatec, grande vitrine do governo na área da educação, teve as vagas cortadas pela metade em 2015. Um ano antes, na campanha eleitoral, Dilma disse que não faria mudanças e prometeu 12 milhões de novas vagas até 2018. “No entanto, o Governo só ofertou 5 milhões das vagas prometidas. Enganou”, disse Duarte.

Outra vítima da má gestão petista foi o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que investiu e executou apenas 13% do total previsto. “É por isso que o País não tem infraestrutura, não tem logística, não tem eficiência, depois da porteira e dos caminhos da produção”, completou o tucano.

A crise penaliza diretamente os brasileiros, que viram o número de desempregados chegar a 11 milhões. Segundo o IBGE, 24,1% dos jovens até 24 anos não conseguem trabalho. “O Brasil ficou de cabeça para baixo. Apenas os livros de História do futuro serão capazes de repor a verdade de maneira cristalina e ao mesmo demonstrar o estrago que fizeram com o país nesses últimos 13 anos de Governo do PT”, finalizou Duarte.

(Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
20 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *