Reconstrução nacional
Deputados destacam expectativas para novo governo e voltam a defender união pelo país
Integrantes da bancada do PSDB na Câmara participaram da cerimônia de posse da nova equipe ministerial no Palácio do Planalto e acompanharam o primeiro discurso de Temer, no final da tarde de quinta-feira (12). Parlamentares que estiveram presentes à cerimônia manifestaram suas expectativas para este momento inicial da era pós-PT e reforçaram a necessidade de um reencontro do governo com os interesses da sociedade. Nesta sexta-feira, o novo presidente comandou a primeira reunião ministerial.
Entre os novos ministros, três tucanos: o deputado Bruno Araújo (Cidades), o senador José Serra (Relações Exteriores) e Alexandre de Moraes (Justiça), ex-secretário de Segurança Pública de SP . Para os deputados, há uma nova esperança para os brasileiros depois de um conturbado momento que afetou a toda sociedade.
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), também esteve no Planalto e enalteceu as escolhas feitas por Temer entre os quadros do PSDB. “Estive presente para reiterar que o nosso partido está solidário à agenda de reformas estruturantes que o Brasil aguarda. Considero altamente qualificados os nomes que o presidente buscou no PSDB para sua equipe”, disse. O líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), foi um dos integrantes da bancada que estiveram na sede do Poder Executivo, assim como o ex-líder Carlos Sampaio (SP).
O deputado Eduardo Cury (SP) destacou que o momento é de união e de demonstrar confiança para que o novo governo empreenda as reformas necessárias. “Todos nós temos que acreditar e apoiá-lo nesse momento para que façam as reformas necessárias: uma reforma política para acabar com esse número excessivo de partidos e uma reforma tributária para aliviar a carga de impostos para o trabalhador. Dessa forma o Brasil vai começar a andar”, disse o parlamentar.
FIM DE UM CICLO PERVERSO
Para o deputado Nilson Leitão (MT), a esperança dos brasileiros foi renovada com o afastamento de Dilma. Ele destacou que os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff representam um ciclo que precisava ser rompido.
“Acho que o Brasil respira a esperança que tinha perdido, a credibilidade e, acima de tudo, a expectativa de um país melhor. O que a gente imaginava, e eu sempre falava, é que nós estávamos tentando tirar um grupo que estava no governo, que se apoderou, com fisiologismo, com uma ideologia distorcida do que é o Brasil. Quando se aplica uma ideologia diferenciada em um país plural como o nosso se cria um perigo como o que foi criado. Nós precisávamos romper com esse ciclo”, avaliou.
O deputado destacou que Temer começou bem, ao reduzir o número de ministérios, anunciando a ordem no país, o respeito entre os poderes e anunciando, acima de tudo, uma programação política para o país de desenvolvimento. É isso que traz a credibilidade, incentiva os investidores e vai gerar emprego. É isso que vai acabar com esse caos e essa crise que nós estamos vivendo”, completou o parlamentar.
Já em seu primeiro discurso como presidente, Temer afirmou que é urgente pacificar e unificar o Brasil para tirar o país das graves crises que a nação enfrenta. Ele também prometeu fazer um “governo de salvação nacional”. Segundo afirmou, é essencial que “os empresários do setor industrial, de serviços e do agronegócio, e os trabalhadores, de todas as áreas produtivas, se entusiasmem e retomem com segurança os seus investimentos”.
Também presente à cerimônia, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) destacou que a presidente afastada deixou para trás uma insustentável crise política, econômica, social e moral, causada pela irresponsabilidade e má gestão do governo do PT. “Para vencermos os desafios que se apresentam é necessário que haja a união de todos os brasileiros e trabalharmos com perseverança e transparência”, ressaltou.
O tucano disse que nesta nova fase do Brasil continuará defendendo os interesses do Ceará e do Nordeste. “Como representante dos cearenses na Câmara, tenho o dever e a obrigação de honrar meu mandato, trabalhando contra a corrupção e o estelionato político, e lutar pelo fortalecimento do meu estado e da minha região”, reforçou.
Vice-líder do PSDB na Câmara, o deputado Daniel Coelho (PE) elogiou a equipe do presidente interino e ressaltou que serão as primeiras medidas a serem anunciadas pelo governo Temer que dirão o “tamanho da coragem” do presidente para enfrentar as reformas e os ajustes necessários para tirar o Brasil da grave crise econômica em que se encontra. Acredita o parlamentar que os primeiros dias da nova gestão serão acompanhados atentamente pelos brasileiros com a expectativa de identificar nas ações o caminho esperado superar o país herdado pela era PT.
(Reportagem: Djan Moreno, com PSDB-PE/foto: Valter Campanato/Agência Brasil/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta