Inauguração fora de hora
Ida de Dilma a Goiânia para inaugurar obras inacabadas de aeroporto é absurda, diz Vecci
O deputado Giuseppe Vecci (GO) criticou a antecipação da inauguração do aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, para que Dilma possa participar da cerimônia. Atrasadas há anos, as obras do aeroporto nem terminaram, mas o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Carlos Gabas, e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), se articularam para que a petista pudesse ir à capital goiana antes do seu afastamento.
Para o tucano, essa atitude só demonstra irresponsabilidade por parte do governo do PT. “Não tenho a menor dúvida de que o empreendimento não está pronto. É um absurdo ela vir aqui inaugurar algo que não vai poder ser usado nas próximas semanas. Só demonstra uma prática que o governo petista tem de inaugurar obras ainda em processo de construção”, lamentou.
Segundo informações da Infraero obtidas pelo “O Globo”, as vias de acesso não foram concluídas e não tem nem como chegar a nova etapa do aeroporto. A previsão que a estatal havia dado para que fosse inaugurado o aeroporto era 31 de maio.
Segundo o site da prefeitura de Goiânia, para ajudar na celeridade da entrega da obra, que é federal, a prefeitura disponibilizou recursos humanos municipais para ajudar na limpeza. Mais de 200 servidores auxiliarão a Infraero e o consórcio na limpeza dos espaços do novo terminal.
Vecci destaca que a presidente Dilma já esteve em Goiânia e tem consciência de que o aeroporto não tem nenhuma condição de ser inaugurado. “Não tem nada a ver, em pleno desfecho do seu governo, a presidente Dilma vir a Goiânia para inaugurar algo que nem se quer está pronto”, reiterou.
De acordo com a Infraero, a Odebrechet venceu a licitação e, em 2005, começou as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Santa Genoveva. No entanto, elas foram paralisadas seis meses depois por falta de repasses de recursos federais. Em 2006, o TCU apontou superfaturamento nos preços praticados. Em 2007, as empreiteiras responsáveis pelo consórcio suspenderam as atividades de reforma do Aeroporto Santa Genoveva. No ano seguinte, a Infraero rescindiu o contrato. Já teriam sido gastos quase meio bilhão de reais no empreendimento.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta