Milhões prejudicados


Vitor Lippi classifica de absurdo novo bloqueio do WhatsApp no Brasil

19497386142_4c4b25f8ab_kIntegrante da Comissão de Ciência e Tecnologia no ano passado, o deputado Vitor Lippi (SP) protestou nesta segunda-feira (2) contra o novo bloqueio do aplicativo WhatsApp por determinação judicial. O sistema está fora do ar pelo período de 72 horas desde as 14h desta segunda-feira (2). “É um absurdo que mais uma vez um juiz, por uma questão pontual, determine a suspensão do WhatsApp no Brasil”, disse ele em gravação publicada na página dele no Facebook.

“Nós temos hoje milhões de brasileiros que utilizam o aplicativo para trabalhar. Inclusive é uma questão estratégica para as pessoas e empresas”, reiterou ele.  O parlamentar afirmou que buscará providências para que esse tipo de decisão não prejudique os brasileiros.

O bloqueio afeta mais de 100 milhões de usuários em todo o Brasil, segundo o site de notícias G1. A decisão abrange as operadoras de telefonia que atuam no país e foi tomada pelo juiz Marcel Montalvão, de Lagarto (SE), bloqueando o WhatsApp pela segunda vez. No ano passado, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo ordenou o bloqueio pelo serviço não atender uma determinação judicial que a obrigava a colaborar com investigações criminais.

Para Vitor Lippi, ao tomar qualquer decisão a autoridade deve saber ou ter uma ideia da dimensão e das consequências que a medida trará para a população. O juiz Marcel Maia Montalvão é da Vara Criminal e atendeu um pedido de medida cautelar da Polícia Federal (PF), endossada pelo Ministério Público.

 Segundo o G1, a investigação da PF começou depois da apreensão de drogas na cidade de Lagarto, local em que, segundo a PF existe uma organização criminosa. Em novembro de 2015, o mesmo juiz pediu que o Facebook informasse o nome dos usuários de uma conta no WhatsApp, sem obter resposta positiva. Segundo esse entendimento, o não fornecimento das informações está obstruindo o trabalho da justiça. 

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
2 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *