Protagonismo da população
Para Miguel Haddad, saída de Dilma é primeiro passo para um novo Brasil
Em seu discurso durante a votação do impeachment de Dilma, neste domingo (17), o líder da Oposição, deputado Miguel Haddad (SP), afirmou que a saída da presidente será o primeiro passo para a construção de um novo Brasil, cujo marco é o protagonismo da população, deixando claro que é a vontade do cidadão que manda no país.
“O afastamento de Dilma tem um significado maior do que a saída de um presidente, porque mostra que o povo brasileiro está atento a uma governante fraca e despreparada”, destacou o líder enfatizando que o episódio expõe que a época entre o interesse da população e o dos partidos políticos acabou.
Ao iniciar a sua fala, Miguel Haddad ressaltou que poucas vezes coube a tão poucos uma tarefa tão importante. “Já tivemos em nossa história que decidir o afastamento do chefe da Nação, mas hoje, a nossa tarefa, assim como a nossa responsabilidade, é muito maior”, comparou o tucano.
Ao analisar o desempenho do governo Dilma, o líder lembrou que jamais a Nação viveu os tormentos pelos quais está passando agora. “E o que é pior: a cada dia a situação se agrava. A cada hora, mais de 300 brasileiros perdem o seu emprego. E não há em nenhum canto do País em que se possa vislumbrar no rosto das pessoas um sinal de esperança”, apontou.
Em seguida, voltando-se aos demais deputados, Miguel Haddad observou que “não estamos mais aqui apenas julgando a natureza dos crimes cometidos por Dilma, diariamente, mas decidindo com o nosso voto na Câmara e, em seguida, no Senado, o futuro de um país destroçado por uma presidente que, com a sua arrogância, governou de costas para o povo, que esperava da sua liderança uma vida melhor, mas que recebeu em troca o engodo, a mistificação e a mentira sistemática”.
Para o líder, a presidente não pode alegar desconhecimento das consequências da sua política econômica equivocada. “Durante todo o seu primeiro mandato, ela foi diariamente advertida sobre as terríveis consequências dos seus atos, sem que a presidenta tenha sequer se dignada a responder a qualquer uma das críticas, prosseguindo impávida, em insana arrogância, na sua marcha da insensatez”, assinalou.
Ao final do seu discurso, Miguel Haddad conclamou seus colegas a dar um basta no total absurdo que tem sido o governo Dilma. “Temos de ter a coragem de dar o primeiro passo e confiar nos homens e mulheres conscientes que estão mudando o Brasil. A garantia de que vamos seguir no caminho que assegure um futuro melhor é – e será sempre – a mesma: a participação popular”, setenciou o parlamentar.
(Da Liderança da Oposição/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta