Lentidão e incompetência


Obra do 1º governo Lula, ferrovia se arrasta por 10 anos no Nordeste

ferroviaDez anos depois do início de sua construção, em junho de 2006 no primeiro governo do ex-presidente Lula (PT), a Ferrovia Transnordestina segue em marcha lenta ligando “nada a lugar nenhum”, como bem definiu o “Jornal do Commercio” em reportagem publicada na terça-feira (5).

A ferrovia deveria estar pronta em 2010, de acordo com o primeiro cronograma. Em setembro de 2015, segundo a reportagem, apenas 52% tinham sido concluídos. Pelo projeto, a obra vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Suape e Pecém, em Pernambuco e Ceará, respectivamente.

Já foram gastos R$ 6,1 bilhões, dos quais R$ 3 bi vêm da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e o empreendimento ainda demanda um investimento de R$ 11 bilhões, valor que ultrapassa o orçamento aprovado de R$ 7,52 bilhões. Esse aporte de R$ 3,5 bilhões é o que pode explicar, segundo a reportagem, o fato de as obras estarem em marcha lenta.

São recursos que devem ser captados pela empresa responsável pela obra, a Transnordestina Logística S.A.(TLSA). O JC fez contato com a empresa, sem sucesso. Obteve retorno apenas da Sudene que informou que devido aos atrasos, “a empresa está fazendo uma revisão do prazo de conclusão final da obra”. Ou seja, mais atraso para que a ferrovia seja concluída. 

Para o deputado Betinho Gomes (PE), é inadmissível o que acontece com a Ferrovia Transnordestina. “Além de todo o descaso, várias cidades do interior de Pernambuco também sofrem com este atraso. Ano passado, denunciei o abandono das obras em Arcoverde, resultando em postos de trabalhos fechados e desempregro. Salgueiro também segue a mesma situação (como traz a reportagem do JC). Esta obra é fundamental para o desenvolvimento econômico do sertão pernambucano, do Estado de Pernambuco e, também, para todo o Nordeste”.

(Do PSDB-PE)

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6 abril, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

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