Investigação começa
Câmara instala CPI da Fifa nesta terça-feira; PSDB tem três integrantes titulares
A Câmara dos Deputados instala nesta terça-feira (29) uma comissão parlamentar de inquérito para investigar as denúncias de crimes cometidos por dirigentes da Fifa, entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A reunião está marcada para as 14h no plenário 6. Três tucanos são integrantes titulares: Otavio Leite (RJ), Rogério Marinho (RN) e Silvio Torres (SP).
Investigação feita pela Justiça dos Estados Unidos aponta para a existência de um esquema mundial de propinas e subornos relativo a comercialização de jogos e direitos de marketing de competições de futebol. Juntamente com outros seis cartolas, o cartola brasileiro foi detido em maio do ano passado na Suíça, mas hoje cumpre prisão domiciliar em Nova York.
Após a instalação da CPI, proposta pelo deputado João Derly (Rede-RS), os parlamentares vão eleger o presidente e os vice-presidentes da comissão. A CPI será composta por 28 integrantes titulares e mesmo número de suplentes, que estão sendo indicados pelos líderes partidários. No Senado, já funciona uma CPI, criada no ano passado, destinada a investigar a CBF e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (COL).
(Da redação com Agência Câmara/ foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta