Recursos hídricos
Tucanos incentivam preservação em sessão solene pelo Dia Mundial da Água
A pedido do deputado Izalci (DF), a Câmara realizou nesta segunda–feira (21) sessão solene para homenagear o Dia Mundial da Água. “Esse dia não foi criado somente para se pensar, mas principalmente para se agir. Precisamos usar esse recurso natural com sabedoria e extremo cuidado para que ele nunca acabe”, justificou.
Segundo Izalci, a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. Para ele, o dia deve ser destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a esse importante bem natural.
Apenas 0,008% do total da água do planeta serve para consumo, de acordo com dados da ONU. Para o tucano, o grande problema é que as fontes, como rios, lagos e represas, continuam sendo contaminadas e poluídas pelo homem. Brasil, Rússia, China e Canadá são os países que basicamente controlam as reservas de água fresca mundial.
O crescimento desordenado, o uso irregular do solo e o desmatamento afetam diretamente o meio ambiente e a biodiversidade, ressalta Izalci. “Ações integradas do poder público e sociedade civil são necessárias e indispensáveis para a conscientização da população. Devemos proteger nossos mananciais, nascentes e bacias hidrográficas e preciso que façamos um gerenciamento do uso sustentável da água, dos recursos hídricos e sua outorga”, disse o tucano.
Izalci lembrou o desastre que ocorreu em Mariana (MG) em novembro do ano passado, que destruiu o distrito mineiro de Bento Rodrigues. “No desastre de Mariana, o erro maior foi a falta de fiscalização efetiva e o descaso das autoridades, que têm obrigação de zelar pela vida humana e preservação de nossos mananciais”, afirmou.
O deputado Ricardo Tripoli (SP) participou da sessão e destacou que o Brasil detém 12% da água doce do planeta. “É fundamental que tenhamos a responsabilidade da preservação das águas no nosso país. Precisamos repensar o uso da água no Brasil. Se cada um fizer um pequeno gesto no sentido da preservação das águas, teremos um planeta muito mais qualificado e sustentável”, alertou.
Estiveram presentes na sessão o Secretário de Estado do Meio Ambiente do DF, André Lima, o Diretor da Associação Brasiliense das gestões Ambientais do DF e Entorno, Eldes Alves, e Gustavo Lima, vice-presidente da Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta