Tecnologia
Criador do Metrópole Digital, Rogério Marinho celebra lançamento de Parque Tecnológico
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza nesta manhã, no Instituto Metrópole Digital (IMD), a solenidade de lançamento do Parque Tecnológico, que acontecerá na sede do IMD. O projeto que cria a área especial para este fim será encaminhado à Câmara Municipal de Natal. Criador do IMD, o deputado Rogério Marinho (RN) celebra a nova fase do projeto.
“O Metrópole Digital nasceu com o objetivo de transformar Natal em um polo nacional de tecnologia. E, com a concretização do Parque Tecnológico, estaremos atingindo mais este objetivo. É educação, emprego e renda, em um dos mercados de trabalho que mais cresce no mundo. E o melhor é saber que ainda temos muita coisa para conquistar pela frente”, disse o parlamentar.
Além de criador do projeto, Rogério Marinho também foi responsável por destinar cerca de R$ 40 milhões para a implantação do Metrópole Digital pela UFRN, tudo isso apenas por meio do seu mandato e das suas emendas parlamentares.
Ainda nesta terça, o Sebrae-RN e a UFRN assinarão um termo de cooperação técnica em apoio ao Parque Tecnológico Metrópole Digital. A ideia do convênio é criar e compatibilizar formas de apoio à operacionalização do parque, através das ações voltadas para os pequenos negócios que venham a se instalar no parque tecnológico ou que sejam assistidas pela Incubadora INOVA Metrópole do IMD – como mecanismo de estímulo ao empreendedorismo, a inovação e a geração de novos negócios. Além disso, o Sebrae participaria da definição das ações a serem desenvolvidas.
Atualmente, através da parceria do Sebrae com o IMD, 23 empresas estão participando da incubação. Nessa fase, que tem duração de até três anos, as empresas contam com uma sala individual, com toda infraestrutura, e assessoria em todas as dimensões do negócio, contábil, de mercado e de gestão. Além de uma equipe de psicologia que estuda o perfil empreendedor dos integrantes das empresas incubadas, os empresários podem também utilizar um Datacenter, salas de reunião, área de treinamento e laboratórios instalados numa área de aproximadamente 10 mil metros.
A Inova Metrópole Digital faz parte do Instituto Metrópole Digital, instalado na UFRN, tem capacidade para atender até 50 empresas inovadoras e que desenvolvem ou fazem uso intensivo de Tecnologia da Informação (TI).
(Da assessoria do deputado, com informações da Agência Sebrae e do site IMD)
Deixe uma resposta