Força feminina
Tucanos fazem homenagens em comemoração ao Dia Internacional Da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), deputadas e deputados do PSDB prestaram homenagens em suas redes sociais. Os tucanos destacaram a força feminina e defenderam a igualdade de direitos e o fim da violência.
A deputada Mariana Carvalho (RO), uma das cinco deputadas federais do partido, deixou sua mensagem no Facebook. “A luta pela igualdade, pelo respeito e pelos direitos não para nunca. E hoje quero parabenizar as mulheres que, com garra e coragem, enfrentam e vencem todos os dias os desafios impostos a nós. Feliz Dia Internacional da Mulher”!
A deputada Geovania de Sá (SC) comemorou o dia sem deixar de ressaltar a força que existe em cada mulher. “Nossa força é animadora, nossa garra é inspiradora. Tudo o que queremos conquistamos com inteligência, muito trabalho e sensibilidade. Parabéns a todas as mulheres”!
No dia 8 de março de1857, operárias de uma fábrica de tecidos situada na cidade norte-americana de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Foi somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, que ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às trabalhadoras que morreram. Mas somente no ano de 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O líder da oposição, Miguel Haddad (SP), defendeu o fim da violência contra as mulheres. “Mulher, mãe, filha, esposa, dona de casa, chefe de família, educadora, executiva. Hoje a mulher pode ocupar todas as funções. Nem sempre foi assim. Para que isso acontecesse houve muita luta. E essa luta continua. Ainda há muito a ser feito, contra o assédio, a violência, o feminicídio. Essa é uma luta de todos, de homens e mulheres que querem um mundo mais justo”.
Celebrando a passagem do dia, o deputado Carlos Sampaio (SP) também deixou sua mensagem. “Amigos, em que pese todo o momento conturbado que estamos passando, temos o dever de nos lembrarmos dessa data tão especial. Parabéns a todas as mulheres que, graças a Deus, trouxeram ao mundo poesia, coragem, sensibilidade e paixão”!
“Parabéns a todas as mulheres por esse dia tão especial. Vocês merecem todo o nosso reconhecimento”, postou o deputado Vitor Lippi (SP). “Nesta data de celebração enaltecemos nossas mães, esposas, filhas e amigas e todas as mulheres que existem e existiram. A felicidade invade nossos corações neste dia”, ressaltou João Castelo (MA).
Em sua homenagem, o deputado Giuseppe Vecci (GO) lembrou também de sua mãe, esposa, filha, neta, e todas as amigas do PSDB. “A cada uma delas, minha gratidão pelos ensinamentos, minha admiração pela luta diária, meu comprometimento de trabalhar pelo fortalecimento da mulher, pela igualdade de gêneros. Tenho tido a honra de conviver e aprender com muitas mulheres na minha caminhada. Me sinto inteiramente comprometido com essa batalha pela independência, pelos direitos iguais, pelo respeito. É uma caminhada longa, e estou ao lado de cada uma de vocês nesse percurso”, disse.
O deputado Nilson Pinto (PA) também deixou sua homenagem. “No Dia Internacional da mulher, celebrado nesta terça-feira, oito de março, homenageio as minhas amigas, desejando que em nosso país haja cada vez mais oportunidades, respeito e tratamento igualitário a todas as mulheres”.
Por sua vez, o deputado Elizeu Dionizio (MS) cobrou respeito às mulheres. “Parabéns mulheres! Este dia Internacional da Mulher é uma data para refletirmos a importância da mulher em nossa sociedade, que devemos reverenciar, no pensamento e nos atos, o ano todo. Respeito e mais direito às mulheres”.
“Minha mais sincera homenagem a todas as mulheres brasileiras que lutam por uma sociedade mais justa e voltada para os desejos da população, trabalhando e ajudando a recolocar nosso país nos trilhos do desenvolvimento. Feliz oito de março, Dia Internacional da Mulher”, celebrou o debutado Rogério Marinho (RN).
Arthur Virgílio Bisneto (AM) registrou uma homenagem em rede social. “Neste Dia Internacional da Mulher, eu venho parabenizar estas que são os pilares fundamentais na construção e melhoria do nosso país. Coloco meu mandato na Câmara Federal à disposição de todas as mulheres que querem contribuir para um Brasil mais justo, próspero e com direitos iguais para todos, sem distinção de sexo, raça, credo ou qualquer coisa que o valha. Um abraço carinhoso em todas as mulheres do Brasil, especialmente as do meu Amazonas”.
Mesmo com todos os avanços, a mulher ainda sofre em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Nos dez primeiros meses do ano passado, o Brasil registrou, 63.090 denúncias de violência contra a mulher, o que corresponde a um relato a cada sete minutos no país. Os dados são da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPMPR).
(Reportagem: Elayne Ferraz/ Imagem: divulgação – facebook do deputado Antonio Imbassahy)
Deixe uma resposta