Novo adiamento
Tucanos reiteram defesa pela abertura da investigação contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética
Um grupo de parlamentares que integra o Conselho de Ética da Câmara cobrou mais rapidez na votação do parecer do relator Marcos Rogério (PDT-RO) favorável a continuidade da representação contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os deputados Betinho Gomes (PE) e Nelson Marchezan Junior (RS), representantes titulares do PSDB no colegiado, afirmaram que o partido votará a favor da investigação.
“Não é possível que se estenda ainda mais. É preciso dizer objetivamente sim ou não. O PSDB vai encaminhar favorável a admissibilidade do processo contra Eduardo Cunha”, afirmou Betinho.
Depois de 100 dias, a discussão sobre o parecer do relator Marcos Rogério está concluída. Faltam analisar as chamadas questões de ordem e requerimentos de adiamento de votação apresentados por deputados aliados a Cunha. Segundo Nelson Marchezan Junior, há uma cobrança sistemática da imprensa por uma resposta do Conselho. “É ridículo não conseguir avançar num tema tão básico de investigar um parlamentar que negou ter contas no exterior e depois foi desmentido com a revelação da existência de contas no nome dele, da esposa, da família”, disse.
O tucano destacou ainda a importância de aprovar a investigação para que o presidente Eduardo Cunha apresente a defesa dele. “Não é crível que os integrantes desse Conselho não se dignem a abrir um processo para que isso seja apurado e o parlamentar tenha a oportunidade de se defender”, reiterou.
A reunião do Conselho de Ética foi suspensa por causa do início dos trabalhos no Plenário da Câmara. Já estão marcadas para amanhã (03/03) duas outras reuniões- 9h30 e 14h30 – quando o relatório finalmente pode ser votado.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Lucio Bernardo Jr – Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta