10,67%
Tebaldi cobra correção da tabela do IR de acordo com inflação de 2015
O deputado Marco Tebaldi (SC) protocolou nesta semana a Indicação 2078/2016, na qual cobra do ministro da Fazenda medidas urgentes na correção da tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas pela inflação do último ano, que foi de 10,67%.
A posição do Governo Federal em não corrigir a tabela do Imposto de Renda em 2016 trará ainda mais prejuízos aos brasileiros, além dos já colhidos devido ao ajuste fiscal. Segundo um estudo divulgado pelo Sindifisco Nacional, a defasagem acumulada entre a inflação e a correção da tabela chegou a 72% nos últimos 20 anos.
E com a disparada da inflação em 2015, a maior valor em 13 anos, houve uma defasagem de 4,81% só no ano passado.
Tebaldi lembrou em seu documento que se a tabela de base de cálculo fosse ajustada em 10,67%, de forma a compensar toda a inflação do ano passado medida pelo IPCA, o valor de IR a ser pago em 2016 poderia ser entre 13% e 62% menor.
“É complicado. O trabalhador com menor salário, que paga imposto de renda, sai ainda mais prejudicado. A mordida do leão será maior, como se já não bastasse a escalada dos preços. O governo precisa, de uma vez por todas, parar de penalizar o brasileiro”, analisou Tebaldi.
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta