Tragédia
Tucanos lamentam incêndio em museu paulista e manifestam expectativa positiva para reconstrução
Deputados do PSDB lamentaram o incêndio que atingiu o Museu da Língua Portuguesa, ocorrido na tarde de segunda-feira em São Paulo. Assim como o governador Geraldo Alckmin, que esteve no local, tucanos manifestaram a expectativa de que o local será reconstruído.
“Tenho absoluta convicção do carinho que a população de São Paulo tem por esse que era um dos mais visitados museus, que traduz a alma do povo brasileiro. Vamos imediatamente tomar todas as providências, unir a iniciativa privada e nossos parceiros para sua reconstrução”, afirmou Alckmin. O tucano lamentou e prestou solidariedade à família do bombeiro Ronaldo Pereira da Cruz, que morreu ao tentar combater o incêndio.
Como destacou o deputado Samuel Moreira (SP), foram 102 bombeiros trabalhando para controlar o incêndio. “Nossos sentimentos ao brigadista que morreu no exercício de sua profissão”, expressou o parlamentar.
Já o deputado Pedro Vilela (AL) lembrou que o museu era um dos mais visitados do Brasil e da América Latina. Assim como os correligionários, desejou força à família do bombeiro Ronaldo. “Muito triste o incêndio em grandes proporções que atingiu o Museu da Língua Portuguesa. Juntos, iremos reconstruir esse patrimônio,” ressalta.
Em seu Twitter, Vanderlei Macris (SP) também expressou tristeza pela tragédia e afirmou que o museu é um dos mais importantes do Brasil e será recuperado.
A curadora do museu, Isa Ferraz, declarou que o patrimônio mudou paradigmas e virou referência internacional não só pela tecnologia, mas pela maneira de encarar a língua portuguesa.
O museu está localizado em uma parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da cidade, o prédio foi inaugurado em 1867. Atualmente, a estação atende a duas linhas da CPTM e duas do Metrô – a Linha 1 Azul e Linha 4 Amarela.
(Reportagem: Elayne Ferraz/foto: Daniel Guimarães – Governo de São Paulo)
Deixe uma resposta