Mudança
Antonio Imbassahy é eleito líder da bancada tucana na Câmara para 2016
A bancada do PSDB na Câmara elegeu nesta quarta-feira (16) o deputado Antonio Imbassahy (BA) como líder em 2016, posto que ocupou em 2014. O tucano recebeu 28 votos, enquanto o deputado Jutahy Junior (BA) teve 23. Imbassahy substituirá o atual líder, Carlos Sampaio (SP), a partir de 2 de fevereiro.
Questionado pela imprensa sobre as perspectivas para voltar a liderar a bancada, atualmente com 53 integrantes, Imbassahy primeiramente reconheceu o trabalho de Sampaio, classificado por ele de “notável”. “Sua conduta neste momento da vida nacional o coloca na história do país”, elogiou. O parlamentar destacou ainda a qualidade da bancada do PSDB, que ele considera diferenciada.
Questionado sobre o delicado momento político e econômico pelo qual o Brasil atravessa, o tucano prevê que a perspectiva para os próximos meses é de muita turbulência. “A presidente mentiu aos brasileiros, destruiu a economia, trouxe de volta a inflação e o desemprego aumenta a cada dia. Além disso, o partido dela está em decadência plena. Também falta credibilidade ao governo, que está sem rumo”, completou. Ao comentar o processo de impeachment em curso, Imbassahy disse que o PSDB apontará rumos e posições à medida em que o processo for acontecendo.
PERFIL
Antonio Imbassahy é baiano, formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos. Foi eleito pela primeira vez em 1996, sendo reeleito em 2000, com excelentes índices de aprovação. Antes, havia assumido o Governo do Estado da Bahia no início de 94 pela Assembleia Legislativa, exercendo o cargo durante oito meses. O tucano também foi presidente da Eletrobras e deputado estadual.
Em setembro de 2005, filiou-se ao PSDB, quando assumiu a Presidência do Diretório Estadual do partido. Em 2010, foi eleito deputado federal, assumindo a Liderança da bancada do partido na Câmara em 2014. No mesmo ano, foi reeleito deputado federal com a maior votação de Salvador.
Ao longo de seu segundo mandato, Imbassahy tem exercido papel fundamental na apreciação de temas importante para a sociedade brasileira e na fiscalização de atos do Governo Federal. Atuou pela aprovação do Voto Aberto, do direito de investigação do Ministério Público, e se notabilizou pela defesa da Petrobras, tendo sido, inclusive, indicado vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a corrupção na estatal.
(Da redação/ fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta