Minas e Energia


Rodrigo de Castro preside audiência que debaterá participação da indústria local nas obras de transmissão de Belo Monte

O deputado Rodrigo de Castro (MG) preside nesta quarta-feira (16), às 11h, audiência pública da Comissão de Minas e Energia que irá debater a situação da indústria nacional de equipamentos elétricos, frente ao resultado do Leilão de Transmissão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A reunião ocorre por sugestão do tucano e está marcada para o Plenário 14.

“Essa discussão é muito importante porque, no meu entendimento, o parque industrial brasileiro é perfeitamente capaz de fornecer a plenitude de equipamentos destinados às obras de infraestrutura. O investimento previsto pelo leilão é significativo, da ordem de R$ 7 bilhões, e a indústria nacional não deve ser preterida neste processo. Pelo contrário, essa é uma grande oportunidade para uma gradual superação que crise que assola nosso parque industrial”, afirmou.

O leilão foi realizado pela Aneel em julho deste ano e contemplou o lote do segundo bipolo do sistema de transmissão em corrente contínua de alta tensão para escoamento da energia gerada pela usina hidrelétrica de Belo Monte. A previsão é de que serão gerados 16,8 mil empregos. As obras serão realizadas nos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro e o prazo para conclusão é de 50 meses. Foi licitado um lote único com aproximadamente 2.550 km de linhas de transmissão e 7.800 MW de capacidade instalada em duas subestações conversoras.

Foram convidados para a audiência pública o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Humberto Barbato; o diretor da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Américo Nunes, um representante da Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e um da Aneel.

(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 dezembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *