Tragédia
Minas e Energia aprova pedidos de tucanos para investigar rompimento de barragens em MG
A Comissão de Minas e Energia aprovou nesta quarta-feira (11) dois requerimentos de tucanos sobre o desastre ocorrido em Mariana (MG) com o rompimento das barragens da Mineradora Samarco na última semana. Seis mortes foram confirmadas e o número de desabrigados hospedados em hotéis da cidade passa de 600.
Requerimento dos deputados Paulo Abi-Ackel (MG) e Rodrigo de Castro (MG) pede a realização de audiência pública para debater os impactos causados pelo rompimento. “Este desastre está sendo considerado um dos maiores já registrado no país, vitimando e desabrigando diversas famílias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 200 pessoas continuam trabalhando nas buscas por desaparecidos”, explicam os tucanos.
No domingo, os deputados estiveram em Mariana visitando o local da tragédia. Ao lado do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), os tucanos prestaram solidariedade às vítimas e cobraram da empresa Samarco e dos governos estadual e federal apoio necessário para a reconstrução da vida das famílias que perderam tudo.
Outro pedido de Abi-Ackel aprovado na comissão requer a criação de subcomissão especial para investigar as causas do ocorrido, cujos efeitos já afetaram diversos municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é apurar responsabilidades e amenizar os impactos.
“Os rejeitos de minério de ferro, compostos por óxido de ferro e areia, que compõem a lama que desceu das duas barragens, segundo o IBAMA não são tóxicos, porém, já foi constatado o envenenamento de peixes do Rio Doce”, justifica o parlamentar.
(Reportagem: Elisa Tecles/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta