Antigo orgulho


Petrobras sofre queda no valor de mercado e tem situação crítica, lamenta Betinho

16089006283_b35397449a_kA poucos dias de anunciar o balanço do terceiro trimestre de 2015, a Petrobras enfrenta uma crise severa deflagrada após o início da Operação Lava Jato. O valor de mercado da estatal caiu 65% em apenas um ano. As informações publicadas na edição desta terça-feira (10) do jornal “O Estado de S. Paulo” mencionam também um prejuízo de 1,8 bilhão de reais calculado pelo mercado. Para o deputado Betinho Gomes (PE), é lamentável testemunhar a situação de crise de uma empresa que já foi orgulho de muitos brasileiros.

“A população brasileira que tinha orgulho da Petrobras, que ainda tem algum tipo de orgulho, certamente se lamenta de uma situação tão deplorável, tão deprimente, como a gente está vendo em resultados apresentados pelos números e o desempenho da própria companhia” 02min11s

A estatal também reflete os prejuízos causados pela paralisação das obras de duas refinarias na região Nordeste. A perda é estimada em 2,8 bilhões de reais. Auditoria do Tribunal de Contas da União aponta que a Petrobras tinha conhecimento do alto risco de investimento nessas obras. Agora o tribunal analisa se o conselho de administração da empresa, presidido na época por Dilma Rousseff, é também responsável pelo dano financeiro. O deputado Betinho Gomes acredita que as decisões foram tomadas intencionalmente e visavam interesses políticos.

“Houve decisão e ação deliberada para forçar a Petrobras a investir em diversas refinarias no país. Os especialistas já apontavam as dificuldades para a empresa investir nesse volume, ao mesmo tempo em tantas novas refinarias. A orientação técnica para esses investimentos foi completamente desconsiderada. Se optou apenas fazer o investimento tomando como base as decisões políticas, de tentar ter benefícios em determinada região, tentar de maneira imediatista fazer propaganda de que a empresa estava conseguindo investir em áreas que antes não se investia”, afirmou o tucano.

A Petrobras já não paga os valores devidos a sócios e acionistas pelo segundo ano consecutivo. A dívida da empresa é calculada em 300 bilhões de reais e pode ser ainda maior com a alta do dólar.

(Reportagem: Jéssica Vasconcelos/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
10 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *