Ideologia marcante


A pedido de tucano, Educação chamará ministro para explicar conteúdos das provas do Enem

Em atendimento a uma solicitação do deputado Rogério Marinho (RN), a Comissão de Educação da Câmara vai realizar audiência pública para discutir os conteúdos abordados na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). O requerimento do tucano nesse intuito foi aprovado nesta quarta-feira (4) pelo colegiado. Serão convidados, entre outros, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, presidentes de institutos educacionais e um professor da Universidade de Brasília (UnB).

As provas do Enem, realizadas nos dias 24 e 25 de outubro, mais uma vez levantaram polêmica devido ao conteúdo abordado. Em uma dos trechos havia, por exemplo, uma citação da socióloga francesa Simone de Beauvoir, considerada a fundadora do movimento feminista, em que se afirmava que as mulheres não nascem mulheres, tornam-se mulheres por conta das pressões sociais, resgatando de maneira clara a ideologia de gênero que tem sido objeto de importantes discussões tanto na sociedade quanto no Congresso Nacional.

“Ficou marcadamente clara a preferência dos elaboradores das provas por autores de vertente marxista, com a inclusão de pensamento marcadamente ideológico contra a maioria do entendimento acadêmico. É de se notar que as questões objetivas estavam impregnadas de pensamento marxista, sem dar oportunidade ao examinado de acessar respostas embasadas em outras vertentes do pensamento”, explicou o tucano.

O fato, de acordo com o parlamentar, é grave, pois o Enem tem uma valoração cada vez mais expressiva por ser a principal seleção às universidades públicas e privadas e acesso a programas como FIES. “Devemos nos afastar de aspectos doutrinários e avançar na qualidade dos conteúdos de nossa Educação Básica”, salienta o tucano, ao defender a realização do debate. O requerimento foi subscrito pelo deputado Lobbe Neto (SP).

(Reportagem: Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *