Categoria heroica
Em sessão solene, tucanos destacam atuação de médicos em meio a muitas adversidades
Por solicitação dos deputados Izalci (DF) e Mandetta (DEM-MS), a Câmara promoveu nesta quarta-feira (21) sessão solene em homenagem ao Dia do Médico, celebrado no último domingo (18). Segundo o parlamentar, o momento não é apenas para celebrar a nobre profissão, mas para cobrar respeito e valorização por toda a categoria que enfrenta diversas dificuldades para assistir as populações mais necessitadas. “A população sabe que só pode contar com eles para viver”, destacou.
“Nas capitais e médias cidades se luta contra os problemas de superlotação, falta de leitos e estrutura precária. Nas pequenas cidades os médicos sofrem com a falta de estrutura para salvar, com a falta de um simples medicamento para dor”, alertou. O tucano chamou a atenção que, em lugares precários, o médico, além de atender o dobro de pacientes por dia, tem que comprar, com seu próprio dinheiro, materiais básicos para atendimento e higiene.
Os deputados do PSDB que também são médicos participaram da homenagem à categoria. Entre eles, Célio Silveira (GO), que destacou que os médicos fazem muito pelo país e ainda assim são perseguidos pelo governo. Para ele, é impossível ver uma população se desenvolver sem que tenha bons médicos. “Serei um defensor árduo da medicina e dos médicos brasileiros que tanto trabalham para o crescimento do país”, comprometeu-se.
A deputada Mariana Carvalho (RO) parabenizou sua classe e afirmou que, mesmo com todas as dificuldades encontradas no sistema, não desistem e continuam fazendo com que a profissão seja de amor, carinho e respeito à população. Conforme destacou, em seu estado há lugares onde, muitas vezes, o atendimento é difícil e, mesmo assim, a classe médica se faz presente para atender a comunidade. “Meus parabéns a todos os médicos que lutam por uma saúde de qualidade e pela igualdade de atendimento a todos”.
“A bancado do PSDB tem, acima de tudo, o compromisso com as questões sociais do país”, destacou Raimundo Gomes de Matos (CE) sobre a defesa que o partido faz em relação à categoria. Em sua intervenção o tucano questionou a atuação e falta de governabilidade da presidente Dilma que, nos últimos anos, deixou de fazer ajustes na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e contingenciou dele cerca de R$ 171 bilhões. O parlamentar também lamentou a falta de recursos e condições de trabalho para os profissionais que salvam vidas.
Estiveram presentes na solenidade o presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Carlkos Vital Tavares Corrêa Lima; o diretor de Defesa Profissional, Dr. Emílio Cesar Zilli; o presidente nacional dos médicos residentes, Arthur Danila; e o Diretor de Comunicação da Federação Nacional dos Médicos. Segundo Corrêa Lima, o ético desempenho da medicina é o exercício da cidadania em tempo integral e no mais elevado patamar da consciência. “Os médicos superam obstáculos e dificuldades por seus compromissos vocacionais”, disse.
(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta