Mudança de olhar
Pessoas com deficiência: comissão debate Classificação Internacional de Funcionalidade
Nesta quarta-feira, às 14h30, no Plenário 7, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realizará uma audiência para debater a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, a CIF. O debate ocorrerá a pedido dos deputados Eduardo Barbosa (MG) e Aelton Freitas (PR-MG).
Diferente da CID (Classificação Internacional de Doença), a CIF leva em consideração não só a funcionalidade da pessoa, mas o contexto ao qual ela está inserida. “Ou seja, a deficiência deixa de ser um atributo da pessoa e passa a ser o resultado da falta de acessibilidade que a sociedade e o Estado oferecem. Essa mudança de olhar é muito importante pois faz toda a diferença, inclusive na aplicabilidade da Lei de Cotas”, explicou a deputada Mara Gabrilli (SP).
A parlamentar atuo para que a CIF fosse incorporada à Lei Brasileira de Inclusão, projeto que ela relatou na Câmara e que entra em vigor em janeiro de 2016. Segundo ela, o desafio agora é colocar essa ferramenta na prática.
Estão confirmadas as seguintes presenças: Milena Sperling, doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo; Mário Battisti, conselheiro efetivo e Assessor Técnico Normativo e Administrativo do CREFITO 3; além de Sergio Carneiro, diretor de Saúde do Trabalhador do INSS.
(Da redação/Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta