Experiência inesquecível


Termina 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, projeto idealizado por Lobbe Neto

PJB
A Câmara dos Deputados encerrou, nesta sexta-feira (25), a 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa de iniciativa do deputado Lobbe Neto (SP) adotado em 2003. Os jovens deputados passaram uma semana na capital, conhecendo o processo legislativo, vivenciando as atividades parlamentares e participando de debates e votações no Congresso.

Dos 78 projetos de lei – após análise das Comissões – apenas cinco foram para ordem do dia na Sessão Plenária para deliberação, desta sexta-feira. Destes, após discussão e votação, apenas dois foram aprovados pelos jovens parlamentares. O primeiro é uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de autoria do jovem Miguel Felipe, do Distrito Federal, que trata sobre realização de Referendo, no processo legislativo, quanto às PECs que pautem o sistema político ou eleitoral, criando meios para debate público sobre o assunto.

O segundo é de autoria do jovem Gabriel Guimarães, do Espírito Santo, e estabelece que o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de veículos leves seja cobrado com base na eficiência energética do produto.

Eleita presidente do PJB 2015, a jovem Luísa Franco Machado, de São Paulo (SP), destacou a experiência de participar do programa e diz que mudou sua concepção sobre a política. “Percebi que é muito mais do que aparece na televisão. Os trabalhos que acontecem por trás de tudo o que vemos são muito maiores, e isso mudou demais minha concepção sobre a política brasileira”, contou.

O jovem Ergon Cugler, de Praia Grande (SP), ressaltou que participar do PJB 2015 foi uma experiência ímpar. “Não temos só a oportunidade de aprender mais sobre política e a Câmara, mas também de conhecer um monte de jovens que, assim como nós, também querem mudar a realidade”, disse.

Leonardo Almeida, de São Luis (MA), também foi um dos parlamentares jovens desta edição. “Foi uma experiência incrível, na qual tivemos a oportunidade de encontrar com jovens de todos os estados, com culturas e posicionamentos políticos diferentes, mas a Câmara existe para debatermos e nos entendermos”, disse. “Espero que o deputado Lobbe continue com esse projeto, apoiando o jovem, pois eles podem fazer a diferença”, completou.

Lobbe Neto explicou a importância dessa experiência. “Esses estudantes tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, o trabalho que é feito pelos parlamentares, como é a tramitação de um projeto, bem como, a dificuldade de aprová-lo”, contou. “Um ponto importante é sobre conhecer um outro olhar – interno – do trabalho que é feito pelos deputados federais, na Câmara. A maioria desses jovens vai embora com outra concepção da política brasileira”, finalizou.

Os projetos aprovados poderão passar a tramitar de verdade na Câmara caso sejam encampados por algum deputado ou pela Comissão de Legislação Participativa.

Neste ano, 1.785 projetos foram inscritos, com destaque para os estados do Rio de Janeiro, com 409 projetos encaminhados para a seleção; São Paulo, com 342; Amazonas, com 154 propostas; e Tocantins, com 145. Os temas mais abordados foram Educação (43,5%), Saúde (18%), Meio Ambiente (15%), Emprego (7,6%) e Segurança Pública (5%).

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
25 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *