Jornada parlamentar


Lobbe Neto preside sessão de posse dos 78 participantes do Parlamento Jovem Brasileiro

21628370005_b7162da9df_k

A Câmara promoveu nesta terça-feira (22), no Plenário Ulysses Guimarães, a cerimônia de posse dos deputados jovens e eleição da Mesa Diretora do 12º Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Idealizado por Lobbe Neto (SP), o programa surgiu em 2003 e trata de uma experiência que possibilita a formação de um conceito positivo sobre o Legislativo. O PJB educa e incentiva a participação e a cidadania. Para o tucano, muitas lideranças e futuros políticos sairão desse projeto.

O PJB tem a duração de uma semana e reproduz uma jornada parlamentar em que estudantes de ensino médio, de 16 a 22 anos, de todo o Brasil participam de debates e votações. Na inscrição, os candidatos elaboraram projetos de lei de impacto nacional propondo mudanças para a transformação do país. Na edição deste ano, a Câmara recebeu 1785 propostas e 78 foram selecionadas, de forma proporcional ao eleitorado em cada estado, assim como nas eleições oficiais.

“É um projeto de cidadania, de liderança e para o Brasil”, destaca Lobbe. Para o deputado jovem Otávio Leonan (PA), o PJB serve para demonstrar a força da juventude no contexto político, representar os cidadãos que desejam um futuro melhor para o país e que amam sua pátria. Para ele, o contato com outras culturas tem muito a agregar em sua vida. “Além de ganharmos experiência na política, ganhamos experiência com outras pessoas que têm ideologias diferentes”, apontou.

O projeto apresentado por Otávio prevê parceria entre universidades públicas e privadas com penitenciárias e Casas de Recuperação para a implantação da prática do jogo de xadrez como meio de ressocialização de apenados e menores infratores.

O participante Patrick Teixeira (PB), de 18 anos, destacou que a política está em descrédito por grande parte da população. Participar do programa é uma forma de mostrar que os jovens podem e devem fazer a diferença, acredita. “Aqui nós encontramos muitas pessoas com pensamentos diferentes, mas conseguimos nos encontrar no senso comum, que é o futuro do Brasil”, ressaltou. Conforme informou, seu maior desejo é contribuir para a melhora do país, que vive momentos difíceis.

Patrick Teixeira, de 18 anos, veio da Paraíba para experimentar o trabalho parlamentar em Brasília.

Patrick Teixeira, de 18 anos, veio da Paraíba para vivenciar o trabalho parlamentar em Brasília.

 A proposta apresentada por Patrick destina-se ao Fundo Nacional de Mudanças Climáticas para investimentos, pesquisas e fomento a empreendimentos nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, ciência, tecnologia e inovação. Isso será feito com os valores de ressarcimento ao erário, multas e danos morais, julgados em razão de quaisquer atos ilícitos, especialmente corrupção tais como propinas, malfeitos e desvios de recursos que envolvam empresas públicas.

 “Nós que estamos aqui queremos ser os multiplicadores da mudança. Queremos realmente gerar essa mudança”, alertou Paloma Fernandes (RJ), de 17 anos. Para ela, a política está gerando grande desinteresse nos jovens devido à indignação com a corrupção. A expectativa da deputada jovem é de levar o máximo de experiências para seu estado e lá fazer a diferença.

O PL de Paloma determina que os alunos beneficiados pelo programa Bolsa Família recebam acompanhamento social pelo governo federal. Além de estarem matriculados em uma escola pública, deveram obter média determinada pelo estado ou município. 

Parlamento Jovem 2014

O deputado jovem eleito presidente do PJB do ano passado, Pedro Gama (MG), esteve presente na sessão. De acordo com o ex-participante, aprender os instrumentos técnicos da atividade legislativa e compreender como funciona a tomada de decisões políticas na Casa foram experiências inimagináveis. “Muito mais do que essa experiência pessoal, é o compromisso que nós, parlamentares jovens, assumimos com a nossa nação de renovar e trazer ideias, ocupando novos espaços”.

“Nesse momento de crise institucional, de descrédito com a política que estamos vivenciando, o Parlamento Jovem tem uma posição de extrema importância para que a política seja renovada e vista com novas perspectivas”, destacou.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *