Tributação
Em audiência pública, Alfredo Kaefer defende mudanças radicais no sistema de ICMS
Durante audiência da Comissão de Finanças e Tributação para discutir a guerra fiscal entre os Estados, o deputado Alfredo Kaefer (PR) se mostrou a favor de mudanças radicais no sistema tributário. “Defendo uma mudança radical no sistema de ICMS, no qual se desonera todo o setor produtivo e se cobra na ponta final o ICMS no modelo americano, e não no modelo europeu que é o sistema de IVA [Imposto sobre o Valor Acrescentado] em bases correntes”, afirmou Kaefer.
“Se essa mudança não for feita vamos continuar tributando o setor produtivo, que paga o ICMS. No momento que você acabar com esse modelo não tem mais razão para uma guerra fiscal”, destacou. A audiência contou com a presença do presidente da Comissão Técnica Permanente, Marcelo Ramos, que representou o secretário da Receita Federal. O Gerente Executivo de Políticas econômicas da CNI, Flavio Castelo Branco, o economista Fernando Antônio e o presidente do grupo de estudos tributários aplicados (GETAP), Marcelo Vieira.
Após ouvir as explanações dos convidados, o deputado ressaltou mais uma vez seu desejo de uma mudança no modelo de tributação. “As exposições me levam cada vez mais a crer em uma mudança do modelo. A tributação tem que ser no final e não pode impactar sobre o setor produtivo porque você acaba mantendo um imbróglio de débito e crédito e de compensação”, finalizou Kaefer.
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta