Ensino superior
Em audiência, Lobbe Neto lamenta corte de recursos no programa Ciência sem Fronteiras
A Comissão de Educação promoveu nesta quinta-feira (20) audiência pública para debater o funcionamento do programa Ciência sem Fronteiras (CSF). Presidida pelo deputado Lobbe Neto (SP), o debate foi pedido por Mariana Carvalho (RO).
Para o tucano, é lamentável saber que a iniciativa seja alvo dos cortes e do contingenciamento neste ano. “Esse programa é bom, mas, infelizmente, está com poucos recursos”, apontou. “Espero que, para 2016, continue na mesma meta ou dobrando-a para atender tantos jovens que querem participar da iniciativa”, completou.
Participaram do debate o coordenador-geral de Acompanhamento e Monitoramento de Resultados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Abi Balbinot Júnior; do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Esualdo Pereira Farias; e do coordenador-geral do programa Ciência sem Fronteiras, Geraldo Nunes Sobrinho.
Conforme apontaram, o CFS visa promover consolidar e expandir a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O aumento da presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis de instituições de excelência no exterior e a ampliação do conhecimento inovador de pessoas das indústrias tecnológicas também estão entre as principais metas, segundo os participantes da audiência. De acordo com Balbinot, mais de 40 mil participantes já retornaram ao país.
(Reportagem: Thábata Manhiça/Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta