Abuso em 2014


Deputados destacam retomada de julgamento de ação no TSE contra campanha de Dilma

Para Hauly,  com a impugnação da chapa de Dilma, os graves problemas enfrentados pelo país seriam abreviados.

Para Hauly, com a impugnação da chapa de Dilma, os graves problemas enfrentados pelo país seriam abreviados.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou, nessa quinta-feira (13), a votação que poderá reabrir ação que impugna o mandato de Dilma e de seu vice. O pedido foi um dos quatro protocolados pela coligação Muda Brasil, encabeçada pelo PSDB. O prosseguimento da ação recebeu nesta semana o voto favorável de dois ministros, Gilmar Mendes e Otávio de Noronha. Em fevereiro deste ano, a ação havia sido arquivada pela ministra Maria Tereza de Assis Moura, relatora do processo. Deputados tucanos destacaram a perspectiva concreta de avanço da proposta. 

Em sua página no Facebook o vice-presidente jurídico do partido e líder na Câmara, Carlos Sampaio (SP), apontou a retomada. “No final do ano passado, propusemos uma ação no TSE impugnando o mandato da Dilma, em razão dela ter recebido, na sua campanha, dinheiro de corrupção”, informou. “A decisão final sairá em breve! Acompanhem!”, convidou o parlamentar ao se direcionar aos mais de 100 mil internautas que seguem a página dele na rede social.

Os tucanos argumentam, entre outros pontos, abuso de poder econômico e fraude. Eles vinculam isso à realização de gastos de campanha em valor superior ao limite informado, entre outros pontos. Também é atribuído à presidente o uso indevido dos meios de comunicação social durante horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão .

Para o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), se o TSE for a favor da impugnação da chapa de Dilma, os problemas enfrentados pelo país serão abreviados. Ele ressaltou que os indícios contra a presidente são preocupantes. “É muito grave que em um país desenvolvido como o Brasil tenham sido usados esquemas fraudulentos para ganhar as eleições”, alertou o congressista nesta sexta-feira.

O parlamentar lembra ainda que as ações da petista levaram o Brasil à crise política, econômica, ética e moral. “Não há infelicidade maior para uma nação do que um governante que não cumpre com as suas obrigações, que não resolve os problemas do país”, lamentou.

VOTAÇÃO SUSPENSA – O ministro Luiz Fux pediu vista do processo. Com isso, as votações foram suspensas por tempo indeterminado. Para que a ação seja analisada, é necessário, no mínimo, quatro votos favoráveis. Caso a impugnação seja aprovada, perderão o mandato Dilma e Temer. 

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *