Sessão solene
Tucanos prestam homenagem póstuma ao ex-presidente da Câmara Paes de Andrade
Os deputados Raimundo Gomes de Matos (CE) e Luiz Carlos Hauly (PR) participaram nesta quarta-feira (8) de sessão solene em homenagem póstuma ao ex-presidente da Câmara Paes de Andrade. O político cearense faleceu em junho, aos 88 anos, por complicações decorrentes de uma cirurgia no estômago.
Em pronunciamento, o parlamentar cearense afirmou que o conterrâneo foi um dos grandes estadistas brasileiros do século XX e lembrou que Paes de Andrade teve a importante missão de substituir Ulysses Guimarães no comando da Câmara. “Nós do PSDB temos a compreensão de que a partir do trabalho dele é que muitos artigos da Constituição de 1988 foram regulamentados. O exemplo que ele deixa para o parlamento é de bravura e integridade”, afirmou o tucano.
Matos afirmou que durante a trajetória de Paes de Andrade prevaleceu nele o desejo de reconstruir a democracia nacional, servindo de exemplo para muitos parlamentares. O tucano ressaltou que o ex-deputado deixou um legado de publicações nas quais os políticos podem se espelhar.
Hauly, por sua vez, afirmou que teve a honra de conviver com Andrade no Congresso Nacional, um parlamentar que segundo ele, proporcionou grandes contribuições ao Brasil. “Ele sempre tinha um olhar de carinho a mim que era tão jovem naquela época”, lembrou o deputado durante a sessão solene que contou com a participação do presidente da República em exercício, Michel Temer.
Na condição de presidente da Câmara entre 1989 e 1991, Paes de Andrade assumiu a presidência da República diversas vezes. Ele foi deputado entre 1963 e 1999 e também embaixador do Brasil em Portugal. “Como cearenses, não podemos deixar de lembrar da luta dele para que tivéssemos a concretização do açude do Castanhão, que hoje dá a sobrevida ao Ceará em tempos de seca”, lembrou ainda Raimundo Matos.
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Maryanna Oliveira – Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta