Educação
Comissão aprova projeto de Kaefer para federalização das universidades estaduais do Paraná
A aprovação do projeto do deputado Alfredo Kaefer (PR) na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Publico é o primeiro passo para a incorporação pela Universidade Federal do Paraná, que assumirá a responsabilidade pela oferta da educação superior, hoje assegurada pelas universidades estaduais paranaenses.
“Nós temos sete universidades estaduais, e o projeto contempla a federalização destas instituições, que consomem R$ 2,5 bilhões do orçamento estadual anualmente. Com a incorporação, esses recursos poderiam ser aplicados em outras áreas importantes, principalmente no ensino básico e fundamental”, disse Kaefer.
De acordo com o relator, deputado Ricardo Barros (PP-PR), “não há como deixar de reconhecer o mérito da iniciativa do ilustre deputado Alfredo Kaefer, principalmente pela sua perspicaz visão de futuro, objetivando prover respaldo legal para que o Poder Executivo federal se some ao estado do Paraná a fim de unirem esforços no sentido de proporcionar ensino superior público com qualidade cada vez maior”.
Pelo projeto, seriam incorporadas a Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro; a Universidade Estadual de Londrina – UEL; a Universidade Estadual de Maringá – UEM; a Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste; a Universidade Estadual do Paraná – Unespar; e a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, em seus diversos cursos e campi.
A proposição também prevê que a União adote procedimentos para viabilizar a cessão de servidores estaduais do Paraná para atuarem na UFPR, a destinação exclusiva para a UFPR do patrimônio das universidades estaduais paranaenses que vier a ser doado e a integração dos alunos matriculados naquelas universidades estaduais ao corpo discente da UFPR.
“A melhor alternativa para ampliar o atendimento da demanda pela formação superior, inclusive a de pós-graduação, é a de reunir forças, potencializando e desenvolvendo a infraestrutura já instalada e a experiência adquirida. O Estado do Paraná, nos limites de suas condições, já fez o possível por meio da criação e manutenção de sete universidades. Agora o crescimento e a sustentabilidade dessas instituições dependem de sua inserção em uma rede mais ampla consolidada como a federal”, concluiu Kaefer.
(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta