Enganando a sociedade
Para líder do PSDB, liminar é prova cabal de que a presidente Dilma mente também na propaganda oficial
Para o líder em exercício do PSDB, Nilson Leitão (MT), a liminar concedida na tarde desta quarta-feira (24) pela Justiça Federal que mandou retirar de veiculação publicidade sobre o ajuste fiscal e aumento nas contas de energia do governo federal é a prova cabal de que a presidente Dilma mente também na propaganda oficial.
“A presidente Dilma mente sobre o ajuste fiscal desde o início e usou dinheiro público para reproduzir essa mentira em todos os meios de comunicação. Ela cortou, sim, direitos dos trabalhadores e, ao contrário do que ela tentou martelar com a propaganda, as contas de energia elétrica não subiram por causa da seca simplesmente, mas pelas barbeiragens dela na gestão do setor. Essa liminar comprova o que temos dito sempre: que a presidente fez uma campanha eleitoral com mentiras e governa o país também com mentiras”, afirmou Leitão.
De acordo com ele, os recordes nos índices de reprovação da presidente mostram que os brasileiros já perceberam que foram enganados e vítimas das mentiras contadas pela presidente e pelo PT. “O país não vai mais cair na armadilha das propagandas do governo e do PT porque já sabe que elas são instrumentos para espalhar mentiras”, afirmou o líder do PSDB.
A liminar foi concedida pelo juiz federal substituto Renato Coelho Borelli, da 20ª Vara Federal, em ação protocolada pelo PSDB. Em sua decisão, o juiz determinou que a União “retire toda e qualquer publicidade do governo federal de que trata as garantias trabalhistas e o sistema energético, seja por meio televisivo, radiofônico, impresso e virtual, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil para cada dia que sobejar o prazo acima”.
Na ação, o PSDB argumentou que as publicidades sobre o ajuste fiscal e o reajuste nos preços da energia são enganosas, já que as Medidas Provisórias 664 e 665 suprimem direitos trabalhistas e previdenciários e o que o real motivo para aumento nas contas de energia não foram as fortes secas, como dizem as publicidades oficiais, mas o reflexo da redução dos investimentos e de erros na gestão do setor.
A publicidade foi veiculada em maio em TV e rádios e ainda mantida no site da Secom, nos portais e blogs governamentais. Na decisão de hoje, o juiz afirma que a propaganda não retratou a realidade do país ao apresentar aos brasileiros inverdades como, a garantia de direitos trabalhistas e ao responsabilizar a seca do Nordeste pelo aumento da tarifa de energia elétrica, entre outros.
Nas palavras do juiz, a campanha publicitária do governo federal feriu os “preceitos éticos e da moralidade administrativa, além de desrespeitar os princípios da honestidade, da boa fé e da lealdade dos agentes públicos”. Acrescenta ainda que “o governo federal ofende diretamente os princípios basilares da boa administração pública”.
Conheça aqui a decisão judicial
Principais trechos da decisão judicial:
“A propaganda veiculada pela Administração Pública Federal não se coaduna com a realidade dos fatos”.
“A virtude que se pretende ver obtida com a prática administrativa moral fundamenta-se no valor da honestidade do comportamento, da boa fé, da lealdade dos agentes públicos e todos esses elementos estão na moralidade”. (Declaração da ministra Carmem Lúcia reproduzida na decisão judicial).
Direitos Trabalhistas
“A fala veiculada consistente na garantia dos direitos trabalhistas não condiz com a redução dos benefícios laborais, nem com a instituição de maior rigor na concessão dos direitos trabalhistas e previdenciários, conforme ação governamental promovida pelas PMs 664 e 665”.
“A medida vai em desfavor das garantias trabalhistas, pois inequivocamente reduz o direito ao seguro desemprego”.
Sobre conta de luz
“em que se pesem as secas, tem-se que o governo deixou de investir na infraestrutura de outras fontes de energia, situação que se agravou com a redução da tarifa de energia em 20%. Por essa razão, observa-se a ineficiência do governo no seu papel de conduzir a coisa pública. A seca não foi o único problema do setor energético. Por isso a menção publicitária responsabilizando a seca pela elevação das tarifas de energia não condiz com a realidade dos fatos”.
(Da Agência PSDB e da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara)
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