É preciso agir


João Paulo Papa leva demandas do Porto de Santos ao ministro Edinho Araújo

PapaAudienciaSaneamento

Audiência reuniu parlamentares com ministro da SEP nesta terça.

O deputado João Paulo Papa (SP) apresentou, nesta terça-feira (23), demandas importantes para Santos e Guarujá ao ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Edinho Araújo, durante audiência realizada na Câmara dos Deputados. Além de apontar que é preciso melhorar a relação Porto/Cidade, como forma de mitigar os impactos da atividade portuária no cotidiano dos municípios, o tucano também solicitou apoio da pasta para a execução do projeto Porto Valongo, dos novos acessos às margens direita e esquerda do cais e a viabilização de estudos para apontar a relação entre a dragagem do canal de navegação com a erosão da faixa de areia na região da Ponta da Praia.

Sobre este último ponto, após conversa com o ministro, o parlamentar apresentou, ainda na noite de terça, uma indicação à SEP para a viabilização dos estudos. Além da região da Ponta da Praia, já fortemente atingida pelo fenômeno, uma ressaca atingiu a região da Praia da Aparecida neste último final de semana, causando impactos e transtornos à população.

“Vários especialistas apontam que há relação entre as obras de dragagem do porto com o que ocorre nas praias de Santos. É grande a preocupação santista com o seu patrimônio. Isso é urgente”, ressaltou Papa. “É preciso diagnosticar o problema, que é muito sério e apresentar soluções urgentes. Identificado o problema, temos que contratar um projeto que possa resolver esta questão”, observou Papa.

Porto-Cidade – Papa reforçou a importância de se aperfeiçoar a relação dos municípios com a atividade portuária. “Com os novos pacotes de concessão, surgirão novos terminais. Mas não podemos esquecer que temos portos importantes e tradicionais que estão dentro das cidades, como Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Fortaleza e Recife. Temos que construir uma relação harmônica em diversos aspectos, na área econômica, ambiental e para os trabalhadores portuários”, ressaltou.

Ele lembrou que o novo marco regulatório acabou “esvaziando” o papel das Companhias Docas, responsáveis pela interlocução com os municípios. “Faço um apelo para que a estrutura da Secretaria de Portos cuide destas relações que são muito complexas. O desenvolvimento dos portos deve estar perfeitamente ligado com o crescimento dos municípios”.

Edinho Araújo afirmou que a preocupação é recorrente e que é preciso sempre levar em conta as realidades locais e a representatividade portuária para o dia a dia.

Porto Valongo – O deputado João Paulo Papa lembrou que o Projeto Porto Valongo, que revitalizaria uma área importante, na região histórica de Santos, pouco avançou nos últimos anos. “O porto do Valongo teve sua última operação comercial em 1988. De lá para cá não movimentou mais nada. Temos exemplos de áreas portuárias que foram revitalizadas, como no Rio de Janeiro e Belém. Enquanto estive à frente da Prefeitura de Santos, criamos grupos técnicos e elaboramos estudos em parceria com a Secretaria de Portos. Esses planos precisam avançar”.

O parlamentar fez um apelo à Secretaria de Portos e à Antaq para tratarem deste tema. “Cito o exemplo de Santos, mas tenho certeza que, em outras regiões do país, também passamos por problemas semelhantes”. O ministro disse que buscará soluções para esta questão e observou a importância da revitalização.

Entrada da cidade e novos acessos – Outro ponto lembrado pelo deputado da Baixada Santista foi a necessidade da construção de novos acessos ao Porto de Santos. “Na medida em que o canal do Porto foi aprofundado e novas concessões ampliaram a capacidade do cais santista, ficamos com um gargalo que são as conexões entre as áreas internas do Porto com as rodovias Anchieta, Imigrantes e Cônego Domênico Rangoni. Quanto maior a movimentação de cargas, maiores serão os problemas nestes saturados acessos. É importante lembrar que estes acessos não servem apenas o setor portuário, mas também a entrada e saída dos municípios”.

Edinho ressaltou o pedido do deputado e destacou que está “aberto ao diálogo” para a avaliação de projetos e propostas. “Precisamos agir nesta questão apontada pelo Papa”. O parlamentar aproveitou para reforçar que, no dia 18 de agosto, uma audiência na Câmara dos Deputados, com os prefeitos de Santos e Guarujá e outras entidades ligadas ao cais santista, discutirá este tema.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Luiz Alves – Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
23 junho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *