Enfraquecimento


“O setor sucroalcooleiro passa por um violento e perverso retrocesso”, alerta Thame

thameEm discurso durante comissão geral na Câmara na quarta-feira (11), o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) afirmou que o Brasil passa por violento e perverso retrocesso na área ambiental.

“O fato é que o Brasil, que no passado conseguiu reduzir as taxas de desmatamento de forma significativa e, consequentemente, as emissões de gases do efeito estufa, está passando por um momento inverso, ou seja, por um violento e perverso retrocesso”, declarou.

Thame ressaltou que o desmatamento voltou a subir nos últimos anos, além do aumento da participação de usinas termoelétricas movidas a carvão na matriz elétrica nacional.

O tucano lembrou que o Brasil foi pioneiro na produção dos biocombustíveis e que perdeu a pole position para os Estados Unidos. Mendes Thame disse ainda que o país pode recuperar a dianteira e, mais do que isso, transformar-se numa plataforma exportadora de etanol para o mundo. Para isso, porém, necessita de escala e de políticas públicas.

Segundo Thame, muitos países instituíram a carbon tax, a “taxação do carbono”, para agravar o preço das energias sujas, energias fósseis e isentar as energias limpas, tornando-as relativamente mais baratas e, portanto, mais atrativas ao consumidor final.

Além dos deputados, participaram da reunião representantes dos trabalhadores, dos produtores de cana-de-açúcar, álcool, açúcar e bioeletricidade.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 junho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *