Desenvolvimento econômico


Solicitada por Marchezan, audiência na Comissão de Minas e Energia discutirá crise da indústria naval

A pedido do deputado Nelson Marchezan Júnior (RS), a Comissão de Minas e Energia realizará, nesta quinta-feira (21), audiência pública sobre a crise da indústria naval no Brasil. A reunião será às 9h30 no plenário 14.

8489338436_e7260c907d_b

De acordo com o tucano, a crise por que passa o setor é evidente e a participação do governo é imprescindível para seu enfrentamento. Segundo o parlamentar, a Petrobras é a principal responsável pelo grande avanço da indústria naval nacional e pelo desenvolvimento econômico de diferentes regiões do país.

O congressista destacou: “no início do ano passado, a perspectiva da Petrobras  era de dobrar a produção de petróleo até 2020, com investimentos na ordem de US$100 bilhões na indústria naval brasileira entre 2012 e 2020. A estatal anunciava para o período, há apenas um ano, encomendas de 28 sondas, 49 navios e 146 barcos de apoio, sendo 61 em construção e 26 já entregues”.

Segundo o tucano, além dessas encomendas, a petrolífera anunciava contratações de 38 plataformas de produção, que contribuiriam para elevar a produção de petróleo para 4,2 milhões de barris por dia em 2020. “Esse reaquecimento da indústria naval alavancaria também outros segmentos da indústria, como os de máquinas, equipamentos pesados, caldeiraria, elétrica e automação”, apontou.

Para o deputado, a crise na estatal reflete, contundentemente, na indústria naval do Brasil. “A crise da Petrobras, que diz respeito à descontinuidade de contratos e, por conseguinte, de investimentos relaciona-se intimamente com a crise da indústria naval brasileira. Circunstância que só aponta para sua continuidade e agravamento durante, pelo menos, o período em que se desenrolarão as investigações decorrentes da “Operação Lava Jato” desencadeada pela Polícia Federal”, destacou.

Foram convidados para o debate o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante, os presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, e do Sindicato da Indústria Naval Brasileira, Ariovaldo Santana da Rocha.

(Reportagem: Thabata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
19 maio, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *