Fiscalização inexistente
Imbassahy vai pedir convocação de agentes financeiros na CPI da Petrobras
O deputado Antonio Imbassahy (BA) anunciou na manhã desta quarta-feira (13) que irá pedir a convocação de representantes de agentes bancários e financeiros para depor na CPI da Petrobras. Os requerimentos se justificam, segundo ele, porque empresas laranjas remetem dinheiro para o exterior a título de compras de mercadorias e essas operações não são fiscalizadas.
As brechas na legislação alterada em 2006 ficaram claras com os depoimentos dos doleiros Alberto Youssef e Nelma Kodama à CPI nesta semana, de acordo com o vice-presidente da comissão. “Segundo o Ministério Público a atual legislação financeira facilitou Youssef enviar para o exterior, de forma fraudulenta, cerca de U$ 233 milhões. A falcatrua envolve corretoras, bancos e outros agentes em operações de câmbio”, informou.
O tucano afirmou que pedirá a convocação de autoridades do Banco Central, do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), do Banco do Brasil e outros bancos e dirigentes de corretoras.
No depoimento prestado à CPI em Curitiba, doleiro Alberto Yousseff também disse que se sentia seguro ao fazer as operações financeiras da propina paga pelas empresas contratadas pela estatal, principalmente porque o Palácio do Planalto sabia dessa ilegalidade.
(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta