Gasto absurdo
Problemas na licitação do trem-bala identificados pelo Ministério Público são apenas ponta do iceberg, alerta Otavio Leite
O deputado Otavio Leite (RJ) disse nesta sexta-feira (26) que os problemas apontados pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) na licitação da obra do trem-bala no trecho Rio de Janeiro-Campinas (SP) são apenas “a ponta de um iceberg”. O MPF recomendou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que suspenda imediatamente o procedimento para concessão de exploração do empreendimento. Segundo o órgão, falhas no estudo técnico da obra e no próprio edital de concessão podem causar, em pouco tempo, graves prejuízos aos cofres públicos. A agência tem até a próxima segunda-feira (29) para informar o MPF sobre as providências adotadas.
“Isso é apenas a ponta de um iceberg. Ao ser iniciada, a obra implicaria em uma série de aditivos contratuais terríveis que naturalmente iriam trazer para o erário público mais prejuízo”, destacou o parlamentar.
Um dos problemas identificados pelo MPF é a imprecisão da estimativa de custos do trem de alta velocidade, atualmente orçada em R$ 34 bilhões. O órgão alega que a falta de um projeto básico que forneça elementos suficientes para a caracterização da obra é ilegal e inaceitável. No período de três anos, houve um aumento de 100% na avaliação de gastos apresentada, que era de R$ 17 bilhões em 2007.
O Ministério Público Federal afirma, ainda, que o edital de concessão da ANTT adotou uma lógica controversa, que favorece o futuro concessionário – ente privado – em detrimento do poder público. Dessa forma, possibilita a apropriação do lucro apenas pelo empreendedor, compartilhando com a União o custo e eventuais prejuízos.
Para Otavio Leite, o trem de alta velocidade não é a solução para a demanda de transporte público do trecho Rio-São Paulo. De acordo com o tucano, uma obra desse porte deveria ser custeada pela iniciativa privada. “O trem-bala aparentemente se apresenta como uma solução moderna para a conexão Rio-São Paulo, mas na prática é apenas um delírio absoluto e completo. A obra é acima de tudo um gasto absurdo diante de tantas outras prioridades que o Brasil apresenta, sobretudo no transporte dos grandes centros”, criticou.
Falta de projetos impede avaliação “confiável”, diz procuradora
Com a cifra bilionária, segundo o deputado, seria possível implantar e aumentar redes de metrô nos grandes centros, construir o terceiro aeroporto de São Paulo, ampliar os terminais do Rio de Janeiro e criar mais um sistema de transporte rápido entre a Zona Oeste e a Zona Central da cidade. “Imaginar que o trem-bala será suficiente para atender a demanda futura e resolver o problema da Copa do Mundo é loucura. Não faz o menor sentido. Gastar esse volume de recursos públicos é uma irresponsabilidade e uma violência contra o interesse do povo brasileiro”, ressaltou.
O MPF também sustenta que a fragilidade dos dados atualmente disponíveis compromete a estimativa das receitas a serem geradas pelo empreendimento, causando dúvidas, inclusive, sobre a própria viabilidade da obra. De acordo com as apurações, não há estudos aprofundados acerca da demanda pelo novo serviço, tampouco uma avaliação criteriosa dos eventuais riscos, feita por instâncias independentes.
Segundo a procuradora da República Raquel Branquinho, a inexistência de projetos de engenharia detalhados, com um cenário realístico da quantidade de serviços de terraplanagem, estruturas portantes e área atingida, por exemplo, impede uma avaliação confiável do impacto sócio, econômico e ambiental causado pela obra.
De acordo com a recomendação, o Tribunal de Contas da União (TCU) não analisou questões essenciais da obra, como custo e demanda. O projeto do trem bala também não passou pelo Comitê Técnico para Projetos de Grande Vulto do Ministério do Planejamento – responsável por analisar projetos de infraestrutura acima de R$ 50 milhões – por estar incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Leilão adiado
→ A ANTT adiou nesta sexta-feira (26) o leilão de construção e operação do trem-bala. A entrega das propostas pelos grupos interessados no projeto, que estava prevista para a próxima segunda-feira (29), ficará para o dia 11 de abril de 2011. Já a abertura dos envelopes, marcada inicialmente para 16 de dezembro, ocorrerá apenas em 29 de abril de 2011.
→ Apesar da recomendação do MPF, o diretor-geral da agência reguladora, Bernardo Figueiredo, afirmou em entrevista ao “Valor online” que o adiamento foi decidido para dar “uma maior competitividade à disputa entre os grupos internacionais”.
(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)
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Apenas adiar o leilão da construção do trem-bala, TAV, não é soluçào! O TAV,tanto na Europa como nos Estados Unidos da América, é uma sofisticação caríssima de transporte para passageiros, lembrando terem eles redes de ferrovias funcionando a contento, tanto para passageiros como para carga. O Brasil sucateou toda malha ferroviária que já teve, hoje transformada em escombros pela incúria e miopia governamental. As rodovias, salvo algumas, a maioria abandonadas onerando o custo Brasil. As hidrovias não saem do papel. O transporte aéreo neste paiz de dimensões continentais, é o retrato do caos sem fim implantado! Nada se fala sobre a integração inter-modal dos meios de transporte! Nas cidades, os metros de ridículas estensões – São Paulo deveria ter, devido as suas dimenções, pelo menos 400(quatrocentos) quilômetros de linhas, entretanto, em mais de quarenta anos só construiu pouco mais de 60(sessenta) quilômetros! Os portos abandonados. Enfim, toda a infra-estrutura do país é insuficiente e obsoleta. Hospitais caindo aos pedaços, escolas idem e não preparadas para enfrentar os desafios da atualidade! A violência nas cidades com dimensões de guerra urbana. O país pródigo em relação a outros para os quais não faltam doações e financiamentos. É justo, com tantos problemas, de toda ordem, dispendermos a dinheirama de montante desconhecido no TAV? É isso ético? E a Copa do Mundo, a Olimpiada, são prioridades, são oportunas mesmo diante de todas as atuais circunstâncias? Mesmo tendo uma dívida interna monstruosa os gastos mal direcionados e aplicados não tem fim! Provavelmente estaremos diante de grandes negociatas favorecendo poucos e prejudicando milhões de habitantes!
É com covicção que afirmo, estarmos diante de bombas de efeito retardado que começarão a explodir, tanto de natureza econômica como social, que é o pior!Com meus oitenta anos de existência nunca imaginei estar diante de um Brasil tanto traído e violentado! Acrdemos antes que seja tarde demais!
Otávio Leite está com toda razão.É um absurdo pensar em trem bala agora quando temos outras prioridades.Esse trem bala apareceu para mais uma vez os corruptos encherem seus bolsos pelo superfaturamento, desvio de verbas sem controle,é a grande verdade.
Por que não reativar o trem de prata cuja linha está feita e era excelente?
Não aguetamos mais com essas negociatas espúrias dos governantes.
Vamos ser honerados pela nova presidente, o que mais querem?
Certíssimo Otávio Leite, peço que estudem outra possibilidade e que essa seja descartada.
Essa obra do TAV,E mais uma da relaçao de obras faraonica, da enganaçao dissimulada, que este, demagogo Presidente. espalhou neste Pais. e que os incautos acreditaram, aqui em Xiquexique, por exemplo. começaram fazer uma rede de esgoto e abandonaram, causando grande transtorno a populaçao.
está na cara que isso nao dará certo…..empresas privadas nao fazem negocio para perder dinheiro, só o governo, pois eles usam o nosso dinheiro e muito mal emprgado por sinal….
é uma ladroeira que nao cacaba mais…….vem coisa suja por ai,,,,,aguardem…
¨Trem-Bala terá subsídio se não arrecadar R$ 10,8 bi nos primeiros 5 anos.¨
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)divulgou em nota de esclacimento em 17/11/2010 Folha Online, que o subsídio será de R$5 bi para o vencedor, caso o vencedor não alcançar uma receita operacinal bruta de R$ 10,8 bilhões nos cinco primeiros anos e de R$ 20,5 bilhões entre o 6º e o 10º ano da concessão.
Parece um bom negócio? O vencedor terá que faturar R$5 milhões por dia. Quanto ele terá que transportar por dia para conseguir isso?