C&T


A pedido de Fabio Sousa, comissões debaterão regulamentação da profissão de cientista

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou nesta quarta-feira (18) requerimento do presidente do colegiado, Fabio Sousa (GO), que pede a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público para discutir a possível regulamentação da profissão de cientista.

De acordo com a proposta do tucano, serão convidados para o debate os ministros da  Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Trabalho e Emprego. Também serão chamados representantes da UFG, da Unb, da Unicamp, da USP e da UFRJ. Representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Academia Brasileira de Ciências e a neurocientista Suzana Herculano-Houzel também serão chamados.

“Nos últimos anos, a ideia de regulamentação da profissão de cientista tem assumido um novo espaço na mídia, ampliando a discussão. Não é uma questão pacífica. Não há unanimidade na compreensão da proposta de profissionalização, mas é uma discussão que precisa ser considerada”, pondera Fabio Sousa.

Ainda de acordo com o parlamentar, questões como a definição do que é ser cientista e suas implicações na formulação do conhecimento, na sua complexidade no processo histórico e nos vários momentos da ciência precisam ser mais bem avaliadas pelo Parlamento brasileiro.

Fabio Sousa avalia que as comissões são o espaço técnico e político mais apropriado para estabelecer o debate das questões e reflexões das perspectivas e transformações no modo de produção cientifica e suas implicações de direitos e deveres de quem as faz.

(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *