Cidadania na educação


Relatório de tucana que estabelece mínimo de sete horas em escolas públicas até 2020 é aprovado

Em 10 anos todas as escolas públicas do país dos ensinos infantil, fundamental e médio terão jornada mínima de sete horas. É o que prevê o substitutivo da deputada Professora Raquel Teixeira (GO) aprovado nesta quarta-feira (24) na Comissão Especial da Câmara, colegiado criado para examinar a medida.

A tucana destacou que uma pesquisa feita pelo economista Ricardo Paes de Barros e divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) desmonstra melhorias na qualidade do ensino com o aumento da carga horária nas escolas.  Segundo o estudo,  com uma hora a mais na jornada escolar o aprendizado do aluno aumenta 66%, principalmente em matemática.

“A gente não está só falando do aumento de horas de aula. Isso representa cidadania para cada uma das crianças e  dos jovens envolvidos no nosso sistema escolar público”, comemorou a parlamentar.

O texto também prevê atividades opcionais extraclasse, após as sete horas diárias mínimas. Nesse caso, as famílias e os próprios estudantes deverão decidir se querem ou não participar. A proposta ainda será analisada pelo Plenário da Casa.

Play
baixe aqui

( Reportagem: Artur Filho/Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
24 novembro, 2010 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Cidadania na educação”

  1. malu campos disse:

    Acredito que enquanto as universidades não ensinarem didática aos professores de nada adiantará aumentar cargas horárias nas escolas.
    O Brasil precisa repensar a forma de ensinar, precisamos parar de “ensinar a receita do bolo” e incetivarmos o nossos alunos a descobrir como “fazer um bolo” por sí próprio. Isso é ensina-los a pensar, a solucionar problemas, aprender que usamos matemática, história, português, ciências, biologia em cada instante de nossas vidas.

  2. mauro de oliveira disse:

    Essa medida poderá sim contribuir em muito para a melhoria do ensino e da aprendizagem, pois tempo bem aproveitado na escola significa aluno(a) melhor trabalhado.
    Mas como disse Mozart Neves, Pres. do Instituto Todos pela Educação, o Brasil precisa fazer com que a carreira de professor seja interessante (melhor paga). Se isso acontecer com certeza o próprio professor(a) se encarregará de buscar sua capacitação, o que não impedirá que o governo a faça.
    Parabéns Dep Raquel Teixeira por sua dedicação incansável em prol de uma educação melhor para todos. Você é orgulho de nós professores-educadores. Um abraço!!!

  3. Vania Barra disse:

    Acho a medida excelente. Aliado ao aumento da carga hóraria das escolas públicas, o ensino deveria ser mais exemplificativo. Deveria- se ensinar aos alunos a aplicabilidade de cada matéria que ele aprende. Assim haveria um maior interesse, por parte dos alunos e talvez os ajudassem na escolha de uma carreira. Além disso os professores deveriam ser mais valorizados e treinados constantemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *