Conta de padeiro


PSDB aciona PGR contra diretoria da Petrobras por aprovação da Abreu e Lima

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), protocolou nesta quarta-feira (11) representação na PGR (Procuradoria-Geral da República) para que sejam investigadas prováveis práticas de fraude contra 13428640984_a5937e3061_hacionistas minoritários da Petrobras e de improbidade administrativa por parte de diretores e ex-diretores, presidente e ex-presidente da estatal brasileira.

A representação baseia-se em declaração do ex-diretor Paulo Roberto Costa, de que a Petrobras decidiu construir a refinaria sem ter um projeto definido e fazendo uma “conta de padeiro”. Com custo inicial em US$ 2,5 bilhões, a refinaria deverá custar US$ 18, 5 bilhões.

Segundo o líder, houve flagrantes desleixo e irresponsabilidade na gestão do patrimônio público, provocando prejuízos à empresa e também aos acionistas. “É inconcebível e irresponsável que uma obra que custará bilhões de dólares aos cofres públicos seja aprovada dessa forma, sem projeto e com seu custo calculado sem qualquer estudo. E quem vai arcar com mais esse prejuízo bilionário são os brasileiros, já que os recursos são públicos, e, em dose dupla, os acionistas minoritários da Petrobras, que investiram, muitas vezes, todo o dinheiro que tinham em ações da empresa”, disse o líder.

De acordo com Imbassahy, além de infringir a Lei de Improbidade, ao causar perda de patrimônio público, a conduta de diretores e ex-diretores, da presidente e ex-presidente também está em desacordo com a Lei das Sociedades Anônimas, em seu artigo 153, que estabelece que ”o administrador da companhia deve empregar, no exercício de suas funções, o cuidado e diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração dos seus próprios negócios”.

(Da Liderança do PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 junho, 2014 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Conta de padeiro”

  1. rubens malta campos disse:

    De pleno acordo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *